“Vamos ampliar o acesso dos empresários do interior ao fórum, assim como buscar entidades que ainda não estão conosco”. Esses são os principais objetivos do novo coordenador do Fórum Empresarial de Sergipe, Alberto Almeida, empossado no início da tarde de hoje, durante reunião no Vidam Hotel, substituindo Joaquim Ferreira. Alberto foi eleito por unanimidade no dia 22 de fevereiro passado, quando o Fórum completou 22 anos de fundação, para o período 2022/2023.
“A dificuldade é dar continuidade ao trabalho de Joaquim Ferreira porque ele conseguiu uma proeza muito difícil, que foi juntar os setores produtivos aos gestores públicos. Nós vamos dar segmento a esse trabalho e ele [Joaquim] tem o compromisso de não se afastar da entidade”, destacou Alberto Almeida, que também preside o Setransp (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros).
No discurso de posse, por exemplo, Alberto Almeida contabilizou 26 ações realizadas quando Joaquim era coordenador, destacando o quanto ele trabalhou. “Esperem de mim muita doação ao Fórum. Sou dedicado em tudo que faço”, garantiu.
“Meu maior legado foi a aproximação do setor produtivo com o setor público”, disse o agora ex-presidente Joaquim Ferreira. Na solenidade de posse, por exemplo, os secretários da Fazenda de Aracaju e de Sergipe, Jeferson Passos e Marco Queiroz, respectivamente, estavam presentes. O titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), José Augusto Carvalho, representou o governador Belivaldo Chagas.
A nova coordenação do Fórum é formada por: José João Alberto Almeida do Nascimento (coordenador), Saulo Emídio de Araújo Santos (vice-coordenador), Gleide Selma Santos (1ª tesoureira), Gustavo Bastos Paixão (2ª tesoureira), Breno Pinheiro França (1º secretário) e Geraldo Magela de Menezes Neto (2º secretário). Conselho fiscal: Bruno Dórea Lemos, Lincolin Amazonas Vieira de Melo, Paulo Roberto Brandão Vilanova, Joaquim da Silva Ferreira e Juliano César Faria Souto.
Resgate
Os empresários deram boas-vindas ao novo coordenador do Fórum Empresarial, a exemplo de Alexandre Porto, que destacou o papel de Joaquim Ferreira de criar a interlocução com os governos estadual e municipal. “E que o novo coordenador tenha a mesma maestria”.
A empresária Gabriela Almeida, especialista em licenciamento ambiental, agradeceu a confiança nela depositada por Joaquim Ferreira e desejou sucesso a Alberto Almeida. Essa foi também a tônica de Milton Andrade e Roger Barros. Já o empresário Arnaldo Frederico, decano do Fórum, mostrou a situação econômica do país e conclamou que os empresários juntos busquem o diálogo com os governos.
Atuação
Atualmente, Alberto Almeida é presidente da FETRALSE – Federação das Empresas de Transporte dos Estados de Alagoas e Sergipe; presidente do Conselho Regional Nordeste III Alagoas e Sergipe do SestSenat, presidente do SETRANSP – Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju; diretor da Viação Atalaia em Aracaju; diretor da AR Consultoria Empresarial; diretor executivo do Conorte – Consórcio Operacional Zona Norte do Recife; diretor executivo da Itamaracá Transportes também em Recife; suplente do Conselho Fiscal, NTU e CNT; diretor da Fanese e da FAC Saúde – Faculdade de Ciências da Saúde em Sergipe.
Filho de Margarida e João, casado com Sandra, pai de Rafael e Amanda, e avô de Sofia, o advogado e administrador de empresas sempre foi atuante nos setores de transporte coletivo e de consultoria em gestão empresarial, e recentemente passou a atuar também no setor de educação. Com anos de experiência no estado de Pernambuco e uma bagagem forte em Sergipe, ele espera poder contribuir com o fortalecimento do setor produtivo sergipano e do Fórum Empresarial.