As chuvas permanecem na capital sergipana nesta sexta-feira, 3, como havia previsto a Prefeitura de Aracaju, por meio da Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec). O monitor de chuva do órgão aponta que foram acumulados 44 milímetros de volume de água na cidade nas primeiras horas da manhã, e uma ocorrência de desabamento de edificação particular foi registrada no bairro Cidade Nova, na zona Norte da cidade, mas sem feridos.
O alerta da Defesa Civil, encaminhado à população via SMS, segue até às 18h desta sexta, e pede atenção redobrada sobretudo para quem reside próximo de encostas. A previsão é de que poderá haver um acumulado de 50 mm de volume de chuva até o final da tarde. As equipes da Prefeitura de Aracaju seguem em monitoramento constante das áreas de risco da cidade.
Um dos pontos de atenção da cidade em dias de chuva é o Largo da Aparecida, no bairro Jabotiana. O gestor da Semdec e coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Silvio Prado, informa que desde a última quarta-feira (1º), as equipes estão monitorando o local.
Ele explica que o rio Poxim recebe influências das chuvas não só de Aracaju, como também dos municípios de Areia Branca, Itaporanga D’Ajuda e São Cristóvão, resultando em uma sobrecarga que pode gerar transbordamento e impactar a região do Largo.
“Tudo o que chove nesses municípios, a drenagem conduz as águas para o rio Poxim, e ele entra aqui em Aracaju com toda essa demanda de chuva. Como choveu muito no interior, essa demanda de água chegou aqui dois dias depois e o Largo da Aparecida é o primeiro a sentir esse impacto, porque está numa posição menos elevada, quase abaixo do nível do mar naquela área”, disse o secretário.
Sendo assim, o rio transbordou, levando água para as ruas do Largo. No entanto, segundo o coronel, não cobriu as calçadas, e está na vazante desde quinta-feira, 2. “Hoje, logo cedo, a água baixou bastante. Como o rio ainda está cheio e choveu hoje pela manhã cerca de 30 milímetros, toda essa demanda de água e drenagem pluvial que passa pelo canal do Largo da Aparecida ficou represada. Mas, o rio continua baixando o seu nível, voltando ao seu leito normal”, destaca o coronel.
Esse serviço tem por objetivo manter a população informada, de maneira antecipada, sobre a instabilidade climática, as informações sobre possibilidade de chuvas, alta da maré, ventos fortes e outros fenômenos que demandem maior atenção e cuidados.
Para realizar o cadastro e receber as mensagens é preciso enviar um SMS para o número 40199, indicando no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP. órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), emitiu novo alerta SMS, através do serviço 40199.
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…