Política nacional

Alessandro Vieira protocola a CPI da Lava Toga

Compartilhe:

O senador Alessandro Vieira (PPS-SE) protocolou, no começo da tarde desta terça-feira (19), pela segunda vez, um pedido de criação da comissão parlamentar de inquérito para investigar os tribunais superiores, a chamada CPI da Lava Toga.

Alessandro Vieira, que conseguiu a assinatura de 29 senadores (duas acima do mínimo de 27 necessárias), quer “investigar condutas ímprobas, desvios operacionais e violações éticas por parte de membros do Supremo Tribunal Federal e de tribunais superiores do país”. No STF são citados o presidente da Corte, Dias Toffoli, e também os ministros Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Luiz Fux.

Vai travar

Após semanas sem manifestar objeção à CPI, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), passou a fazer oposição aberta à ideia. Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite da última segunda (18), o senador disse que a CPI neste momento “não faria bem ao Brasil”.

“Um debate dessa natureza vai travar o parlamento, vai travar o Brasil”, diz Alcolumbre. “Eu não quero apresentar para o Brasil uma crise institucional que vai gerar um conflito institucional e que vai atrapalhar com certeza as reformas importantes”, afirmou o presidente de Senado.

O líder do PSL no Senado, Major Olimpio (SP), um dos signatários do pedido de CPI, criticou o posicionamento de Alcolumbre, com quem disse que irá conversar. “Ele está reproduzindo um comportamento que se repete nesta Casa há 50 anos e desrespeitando os colegas que o ajudaram a sentar naquela cadeira, eu entre eles”, afirmou ao Congresso em Foco.

O próximo passo do pedido de CPI é a leitura na sessão plenária, que não será feita necessariamente nesta terça. No dia em que houver a leitura, senadores signatários têm até meia-noite para retirarem suas adesões, se assim desejarem. Na primeira tentativa de Vieira de emplacar a CPI, há mais de um mês, o pedido acabou arquivado após os senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Kátia Abreu (PDT-TO) retirarem suas assinaturas de última hora.

Compartilhe:
Antônio Carlos Garcia

CEO do Só Sergipe

Posts Recentes

Livro “Fantástico Sergipano” marca estreia de César Ribeiro como contista   

  Por Acácia Rios (*)   Ver o regresso dos Parafusos é  como sentir que…

4 horas atrás

Vila da Páscoa tem opções de cultura e lazer para toda a família

Apesar de ainda faltarem 16 dias para o Domingo de Páscoa, que este ano ocorre…

4 horas atrás

BNDES aprova crédito de R$ 20 milhões para empresa que abastece o SUS

  O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou uma linha de crédito de R$…

6 horas atrás

Sergipe se torna palco do surfe brasileiro com o Abaís Surf Festival

  O Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte…

23 horas atrás

Nota de esclarecimento sobre quantitativo de animais em residências particulares

  A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) vem, por meio desta, esclarecer a população…

1 dia atrás

Felipe Rutini e a origem da excelência vinícola no Valle de Uco

  Por Silvio Farias (*)   m 1885, Felipe Rutini fundou a Bodega La Rural…

1 dia atrás