Em 2021, eles dividiram a autoria da obra “150 anos de Religiosidade e Fé – Paróquia Senhora Sant’Ana do Boquim-SE (1820-2020)”. Em 2023, a primeira biografia: “Pela Luz dos Olhos Teus – Ensaio Biográfico – Hugo Gurgel”. No dia 17 de abril, às 17 horas, no Museu da Gente Sergipana, estarão lançando o livro “As Exéquias do Monsenhor Olympio de Souza Campos”.
Trata-se de um estudo sobre a memória em torno do monsenhor Olympio de Souza Campos (1853-1906). Um projeto há muito pensado e desejado por Ana Medina e que agora se concretiza com seu parceiro, o professor e historiador lagartense Claudefranklin Monteiro (Departamento de História da UFS), ambos da Academia Sergipana de Letras.
Mantendo uma sintonia afetiva e intelectual de quase duas décadas, Ana Medina e Claudefranklin Monteiro se encontram com maestria seja no processo de levantamento de fontes, seja na escrita e produção historiográfica. Fiéis aos fatos e embasados teoricamente, não abrem mão de boa narrativa, capaz de dar vida às suas obras, como também despertar interesse e aguçar uma boa e salutar discussão.
Nesse sentido, “As Exéquias do Monsenhor Olympio de Souza Campos” se apresenta, também, como uma ótima oportunidade para revisitar do fatídico ano de 1906 e lançar novas luzes sobre os fatos que envolveram belicosamente e fatalmente dois dos mais importantes personagens da Primeira República em Sergipe, ambos vítimas de um tempo de contendas ideológicas acirradas e tensionadas disputas de poder.
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…