Em comemoração ao aniversário da Galeria de Arte J. Inácio e em homenagem ao seu patrono, a Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) promoverá a abertura da exposição coletiva ’42 anos: celebrando a galeria’ nesta quinta-feira, 7, às 18 horas. O evento acontecerá no primeiro andar, anexo à Biblioteca Pública Epiphanio Dória, onde a galeria está localizada, e contará com a apresentação artística do Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse).
A curadora da exposição e diretora da Galeria, Jane Junqueira, destaca que um aspecto marcante do espaço é sua natureza democrática no fomento à arte, característica que foi considerada na seleção das obras.
“A Galeria tem uma importância também para os artistas locais, porque, através dela, com o olhar que tínhamos na década de 80, revelamos novos artistas que ainda estão produzindo e realizando suas artes. Muitos deles foram descobertos na Galeria J. Inácio. Ela possui uma história de revelar artistas, promovendo a democratização da arte, sem discriminação. Cada vez que organizamos uma exposição, buscamos unir o moderno ao respeito pelo passado, mantendo também a tradição de valorizar nossos artistas veteranos. Não ficamos presos ao passado, sempre estamos evoluindo e produzindo”, apontou.
De acordo com a presidente da Funcap, Antônia Amorosa, a Galeria de Arte J. Inácio reflete o comprometimento da gestão estadual com a manutenção da memória artística e cultural sergipana. “Esses 42 anos representam a resistência e resiliência dos abnegados artistas das artes visuais de Sergipe. A existência desta Galeria revela a permanência significativa destes valorosos artistas, os que partiram e os que permaneceram. Viva a Galeria”, considerou.
“Trata-se de um grande templo das artes visuais de Sergipe, sendo difundida pela contribuição das nossas expressões e diversidades artísticas”, complementa o diretor de políticas públicas de cultura da Funcap, Pascoal Maynard.
Após a abertura, a mostra continuará disponível para visitação até o dia 15 de fevereiro. A Galeria tem funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, de forma gratuita e sem a necessidade de agendamento prévio.
Galeria de Artes J. Inácio
Desde 1981, a Galeria tem abrigado centenas de exposições individuais e coletivas, apresentando trabalhos dos mais renomados artistas sergipanos e brasileiros, além de artistas internacionais. O espaço também se tornou palco de lançamentos de livros e catálogos culturais.
A Galeria de Arte J. Inácio é um importante ponto de referência cultural em Sergipe, valorizando e promovendo a produção artística local e nacional. Através das exposições e eventos realizados no espaço, o legado de J. Inácio continua vivo, enriquecendo a cena artística do estado e contribuindo para o fortalecimento da cultura.
Banco do Estado de Sergipe (Banese) segue uma trajetória de crescimento. Os números divulgados…
Por Gilberto Costa-Silva (*) 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da…
Por Juliano César Souto (*) Brasil enfrenta um desafio estrutural que vai além…
Por Léo Mittaraquis (*) Para os diamantinos próceres Marcos Almeida, Marcus Éverson e…
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) tema do presente artigo foi inspirado na…
O Banese apresentou um lucro líquido ajustado de R$ 106,1 milhões nos nove primeiros…