Compartilhe:

Por Rocelito Paulo Pinto (*)

 

Cada dia que surge, constitui uma nova vida para quem sabe viver.

Horácio (65 a.C. – 8 a.C.)

 

O Ano-Novo está próximo, e como sempre, sempre o velho sonho de uma vida nova por acontecer, e para bem receber o Ano-Novo, que começa a ficar velho logo após a contagem regressiva, também o de sempre, sempre as mesmas antigas receitas de um Ano-Novo e de uma vida melhor.

São várias! Todo mundo conhece, pelo menos, uma estratégia de passar a virada do Ano-Novo visando a virada para uma vida nova.

Por exemplo: para se ter uma virada de prosperidade financeira, você tem que chupar, sem mastigar, sete sementes de Punica Granatum na noite de Ano-Novo, depois deve guardá-las na carteira, com uma folha de Laurus Nobilis. Mas não queira perder o seu tempo tentando imaginar como uma fruta, que não rende nem suco, pode render financeiramente na sua vida, nem fique indagando se seria mais rentável se o tempo dedicado, à procura de romã para extrair somente sete sementes, seria melhor aproveitado se fosse convertido em trabalho remunerado…

Por outro lado, uma folha de louro é absurdamente admirável, pois além de dar sabor e aroma ao feijão, auxilia no tratamento de diabete tipo dois, regula os níveis de colesterol, alivia problemas gastrointestinais, previne tumores, ameniza problemas respiratórios, dissolve cálculos renais, promove relaxamento muscular, colabora na liberação de ventosidades anais… Veja só: se uma folha de louro faz tudo isso no seu corpo, imagina o que ela faria na sua carteira…

Além da romã, não esqueça o prato de Lens Culinares, foi ele que trouxe prosperidade a Jacó, embora tenha custado a Esaú os seus direitos de primogênito. Se você ainda não conhece essa história, é porque passa mais tempo na vida comendo lentilhas do que lendo a Bíblia… Presta atenção!

Espalhar grãos de arroz pelos cantos da casa no dia de Ano-Novo traz riqueza

Dizem também que é bom espalhar grãos de arroz pelos cantos da casa no dia de Ano-Novo e retirá-los no dia de Reis, mas o detalhe principal é que, durante esse período, não se pode receber pessoas em sua residência porque se você receber visitas, não ficará rico, mas famoso por não limpar a casa.

Bom também é colocar uma cédula no sapato, mas tem que ser dinheiro vivo: comprovante de pix, contracheque e extrato bancário não servem. De preferência, coloque uma nota de duzentos reais, ou de quinhentos dólares, porque, se você conseguir passar todo o mês de janeiro sem tirar a cédula do sapato, terá feito uma bela de uma boa economia.

Para evitar energias negativas no Ano-Novo, imprescindível pular sete vezes sobre sete ondinhas no mar após a virada, não esquecendo o detalhe de sair da água em sete passos, de costas para a areia, mas sem tocar em ninguém. É importante entrar no mar para descarregar as energias ruins que se coleta na terra, mas mais interessante é voltar para terra, para coletar mais energia negativa, sinal inegável de que não morreu afogado, e, se por acaso errar as contas, aí a coisa fica feia, porque além das energias negativas, vai ter que se preocupar também com a velha tabuada.

Outro detalhe importantíssimo é entrar o Novo Ano usando roupas novas, pois repetir roupas usadas é o mesmo que trazer para o Ano-Novo tudo aquilo que é velho… Com a roupa, troque também os vícios por virtudes e os pecados por mais obediência ao Criador, respeito ao próximo e amor a si próprio. Mas não seja exagerado: trocar de roupa e de atitudes é mais fácil e sai mais barato do que trocar de carro, de casa, e de mulher.

Cuidado especial deve ser dado à opção da cor da roupa a ser usada, pois da cor escolhida depende o tipo de energia que você vai querer potencializar durante o Ano-Novo inteiro.

Roupa branca é um catalisador de paz

Para os que aspiram pela paz, o recomendável é usar roupa branca. Roupa branca é um catalisador de paz, principalmente para quem não trabalha na área da saúde em dia de festa popular, mas se por acaso nela trabalhar, é só fugir do plantão no pronto-socorro no dia de Ano-Novo. Mas mais interessante do que aspirar pela paz, é se tornar um agente dela, agindo sempre com tolerância, empatia, sabedoria e esperança de um mundo melhor, do qual você possa fazer parte como uma pessoa boa, estando ou não de branco, e de preferência, fazendo isso todos os dias, durante o ano inteiro.

Para os que sonham com a inovação, o indicado é a cor prata, mas só tem sentido no Ano-Novo, ou no Carnaval! A cor prata em outras datas não é inovação, é falta de noção! Todavia, inovar não é repetir as mesmas antigas simpatias e, sim, buscar novos talentos, garimpar novas ideias, trabalhar novas oportunidades, ter a ousadia de viver experiências ainda não experimentadas, trilhar caminhos ainda não conhecidos, batalhar em lutas ainda não perdidas, é nunca desistir, sempre acreditar, perseverar por métodos diferentes sem nunca perder o foco em torno do mesmo objetivo.

Para os que aspiram a riqueza, a roupa recomendada é da cor dourada, não porque o dourado seja a cor do ouro, mas porque é a cor do entusiasmo da descoberta de que a labuta disciplinada e perseverante, ainda que debaixo do sol, vai permitir a oportunidade de se alcançar a riqueza através da dignidade humana após a coleta do ouro garimpado, depurado e burilado. O dourado é a cor do esforço, sem o qual não há luta. O dourado é a cor da luta sem a qual jamais haverá vitória.

Para os que prezam pela prosperidade, o cabível é o amarelo, desde que nunca combinado com chapéu azul, porque já passou o tempo em que o Carteiro era alguém conhecido nosso, que nos entregava cartas, boletos de contas para pagar e ainda fazia, graciosamente, uma resenha da revista semanal que a gente assinava. Uma pena que a prosperidade tenha cancelado os carteiros…

O vermelho sugere paixão, mas essa cor está fora de moda… As pessoas não se apaixonam mais como antigamente, elas apenas… ficam! Os galanteios estão cancelados porque a palavra, ou a frase proferida, está a um triz de uma cantada ou de uma importunação sexual! A toada, dependendo de como é entoada, pode ser ouvida como uma serenata ou como perturbação da ordem, dependendo da reação de quem a ouve…

Hoje as princesas não beijam mais o sapo pelo príncipe que ele pode ser, mas sempre beijam o príncipe para despojá-lo no brejo feito um sapo! E todo sapo ao beijar a princesa, na virada do ano, está mais interessado em sapecar a perereca do que ser um príncipe! Tudo bem que é Ano-Novo, mas o mundo está muito chato, e por precaução, não é NÃO!

O uso da roupa Azul no Ano-Novo conduz à serenidade, mas não compete usar azul no trânsito congestionado, ou na fila do supermercado por pernil, muito menos por uva-passa, ou por vaga de estacionamento onde não haja ambulante autônomo guarnecedor da incolumidade da propriedade automotora alheia acumulando as atribuições de assessor de balizamento em manobras em recuo limitado, o famoso “flanelinha”, aquele agente eficiente e indispensável que tem o poder de ninja oriental de aparecer do nada, para receber sua gratificação antecipada por um compromisso que sabidamente não irá cumprir, para desaparecer logo assim que você tranca o carro.

A roupa de cor preta também é excelente, pois simboliza a independência do garçom que passa ligeiro e incólume no tumulto entre as mesas, ostentando uma bandeja cheia de garrafas de cerveja gelada, e é também a cor que estampa de alegria o neófito após à Iniciação, sendo a preferida dos advogados para demonstrar imponência na cátedra, dos árbitros de futebol para impor o equilíbrio da justiça depois que atrapalha o jogo dos outros, e dos Padres, principalmente para sentenciar a eternidade de uma aliança até que a morte separe as vítimas.

Quartzo rosa – rosa é a cor do amor

A cor rosa é a cor do amor, mas neste caso deve-se incluir, como adereço indispensável, um contraceptivo de barreira, a popular camisinha, porque responsabilidade, cautela e canja de galinha podem garantir a tranquilidade durante todo o Ano-Novo. Neste caso, importante também a aquisição de um quartzo rosa para ser mergulhado numa mistura de água e sal grosso, a ser lavado no dia primeiro com água destilada, pura, não gaseificada, e depois exposto ao sol.

Para a redundância da garantia do resultado esperado do quartzo rosa no amor, o nome da pessoa amada, o nome, não o apelido, por mais carinhoso que ele seja, deve ser anotado num papel dobrado e guardado no sapato do pé esquerdo, o mesmo lado do coração, e à meia-noite em ponto, deve se bater com o pé esquerdo calçado no chão, por sete vezes, repetindo por sete vezes o nome da pessoa amada. Pelo menos o nome da pessoa será decorado!

Para salvaguardar a garantia anterior, pétalas de sete flores de laranjeira – que não costuma florescer nesta época do ano – aromatizadas do perfume preferido, embebido numa colher de sopa de mel e misturado à água com sete pétalas de rosas-vermelhas furtadas, para banhar-se do pescoço para baixo.

Depois do banho com as pétalas das rosas-vermelhas, uma dose de conhaque de alcatrão, catuaba, amendoim, pimenta, um prato de ostras frescas, maca peruana, ginseng, pó de guaraná, Sildenafila, Pramil, Viagra e o mais importante: carinho! Muito carinho mesmo, porque a um apartamento carinho, a um carro carinho, a um colar carinho, não há amor que resista.

Lilás é a cor da espiritualidade, mas aí é coisa que a gente só vai lembrar na Sexta-Feira da Paixão. O lilás com champanhe no Ano-Novo se torna uma questão um tanto quanto mais, digamos, espirituosa, principalmente para aqueles que costumam, na virada do ano, incorporar o espírito de macaco, de leão e de porco.

E por falar em porco, para garantir uma boa virada de Ano-Novo, deve ser dada preferência à carne suína, porque os suínos fuçam para adiante, e evitar, por todos os meios, carne de peru, galinha, frango e de pato, porque as aves ciscam para trás… Carne de jacaré, que se defende com o rabo, nem pensar. Bacalhau pior ainda, porque para ser o que é, inevitável que o bacalhau perca a cabeça.

Relevante e significativo crer que aquilo que se faz, no momento da virada do Ano-Novo, será fatalmente repetido o ano inteiro… Talvez, por esse motivo, o mais prudente seria, ao invés de pular sete ondinhas, ou ficar batendo com o pé esquerdo no chão, passar a virada do ano num veleiro de luxo de oitenta e um pés, na companhia de quarenta e nove mulheres que não gostem de pizzas e que sejam lindas, ricas, inteligentes, empoderadas, elegantes, simpáticas e órfãs de mãe.

Para os que buscam saúde, na primeira manhã do Ano-Novo, é recomendável um banho com sete folhas de eucalipto, de melissa e de hortelã. Aliás, em termos de saúde, banho, com ou sem folhas, é recomendável em qualquer época do ano, em qualquer hora do dia! Mas uma boa dose de remédio de verme, e pouco sal na comida, também ajuda.

Mudar de emprego, no dia primeiro, deve escrever seu nome em papel branco

Para os que querem mudar de emprego, no dia primeiro, deve escrever seu nome em papel branco, dobrá-lo e mergulhá-lo em um copo virgem, acrescentando uma colher de mel, após completá-lo com água neutra para, durante todo o mês de janeiro, todos os dias, rezar sete Rosários completos, iniciando pontualmente às oito horas da manhã, de frente para o copo, vestido com o uniforme que representa o novo emprego sonhado. Segundo as estatísticas, essa simpatia é altamente eficiente, dura na queda, cujo efeito se verifica, infalivelmente, após trinta dias de aviso-prévio.

Para os que sonham viajar, na hora da virada, deve pegar uma mala e andar pela casa, começando na sala e seguindo para a cozinha, retornar para o quarto, passando pela varanda, por sete vezes, concluindo a última passagem no portão da rua. Mochila também serve, mas a mala atrai melhores caminhos. A cada passagem, examine bem o seu quarto, e não se esqueça que este, por enquanto, ainda é o que sai mais barato!

Para aqueles que aspiram galgar patamares maiores na vida, à meia-noite deve apoiar-se em qualquer coisa que seja mais elevada que o chão, com o pé direito, e mentalizar que está subindo na vida. Mas, cuidado! Deve-se refletir muito bem sobre essa simpatia, pois o dano colateral neste caso é enorme, pois dada a inconsistência do horário, os que pretendem subir na vida não conseguirão se livrar das energias negativas, nem se aproximar da pessoa amada. Mas já ensina a sabedoria popular que na vida não se pode ter tudo.

E quando o final do Ano-Novo chegar, reflita sobre tudo o que você leu até aqui, sobre tudo o que você fez, e o mais importante, compare com tudo aquilo que você deixou de ler, com tudo aquilo que você deixou de fazer, enquanto lia… Nesta reflexão, se for sincera e honesta, você encontrará a fórmula exata daquilo tudo que você necessita para ter uma nova vida num Ano-Novo de Vida Nova!

Feliz Ano-Novo, de novo, para você que, pelo menos até aqui, soube sobreviver, com ou sem simpatias!

Compartilhe:
Rocelito Paulo Pinto

(*) Militar, filósofo, torcedor da Estrela Solitária, apaixonado pela vida e amante da liberdade, Fluminense por acidente, sergipano por opção.

Posts Recentes

Quincy Jones: entre egos e sonhos, lições de vida

  Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   le morreu no último dia 3 de…

21 horas atrás

Governo do Estado discute avanço da interiorização do gás natural com gestores do sul sergipano

  A expansão do gás natural canalizado, liderada pelo Governo do Estado de Sergipe, continua…

22 horas atrás

Aracaju Cidade do Futuro: Obras estruturantes estão preparando a cidade para as próximas gerações

Aracaju vive um momento de transformação histórica com o programa “Aracaju Cidade do Futuro”, que…

22 horas atrás

Energisa Sergipe é eleita uma das melhores empresas para se trabalhar

  A Energisa Sergipe foi reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar em…

22 horas atrás

IronMan 70.3 movimenta turismo e impulsiona nome de Sergipe no cenário internacional

  A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…

2 dias atrás

Os impactos dos problemas de comunicação nas empresas

  Por Diego da Costa (*)   ocê já parou para pensar que a maioria…

2 dias atrás