O esmero nos estudos garantiu a Marco Antônio Camilo reconhecimento profissional
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)
Nascido no dia 2 de maio de 1963, na cidade de Aracaju-SE, Marco Antônio Camilo dos Santos, esta semana, colocou o seu nome à disposição para concorrer à cadeira número 10 da Academia Sergipana de Letras (ASL), vaga em razão do falecimento do médico geriatra, poeta e escritor, José Abud, no dia 24 de dezembro de 2024. Integrante do Movimento Cultural Antônio Garcia Filho (MAC-ASL), desde o dia 18 de novembro de 2019, ocupando a cadeira 31, Antônio Camilo, como é mais conhecido, se apresenta com um significativo currículo e se eleito, poderá, com todo mérito, fazer parte da Casa das Letras Sergipanas ainda este ano.
Filho de Maria Consuelo Camilo dos Santos e Juarez Camilo dos Santos, Antônio Camilo é Analista do Judiciário, atuando no Poder Judiciário de Sergipe, se destaca por uma sólida formação escolar, tendo sido aluno do Colégio do Salvador entre os 1969 a 1981 e, em razão disto, obtendo, ao longo da vida, colocações de destaque em concursos diversos. Em 1982, por exemplo, foi aprovado em Concurso Nacional do Banco do Brasil, ano em que passou a trabalhar na empresa. Ou ainda, por ocasião da segunda colocação, em 1995, no 1º Concurso Nacional Prêmio Cidadania, criado pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil – ANABB. Nesta oportunidade, logrou êxito com o projeto “Beneficiamento da Casca da Sutinga para Produção de Adubo Orgânico de Natureza Animal e Ração para Avicultura”. Por essa razão, recebeu o diploma de participação e um cheque no valor de R$ 8.000,00, em Brasília, das mãos da primeira dama do país, Drª Ruth Cardoso, esposa do então Presidente da República, Fernando Henrique.
Academicamente, depois de prestar vestibular no campo da Administração e do Direito, nos anos 80, mais uma vez com destaque, dedicou-se em definitivo ao Direito a partir de 1996, formando na área no ano 2000, pela Universidade Tiradentes. É pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade Estácio-FASE. O esmero nos estudos lhe garantiu reconhecimento profissional, atuando, na terceira gestão do governador João Alves Filho (2003-2007), como Consultor Administrativo, exercendo a função de Assessor Jurídico, da Secretaria de Estado de Governo, entre agosto de 2003 a outubro de 2004; Consultor Administrativo, acumulando as funções de Assessor Jurídico e Ouvidor Setorial, da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, entre outubro de 2004 a janeiro de 2006; Consultor Administrativo, acumulando as funções de Assessor Especial e Ouvidor Setorial, entre fevereiro de 2006 a janeiro de 2007.
A partir deste ano, iniciou uma nova fase em sua vida. Em razão de sua aprovação no concurso do Tribunal de Justiça de Sergipe – TJSE, para o cargo de Analista Judiciário, exonerou-se do Banco do Brasil. No campo do direito, tem sido atuante, com destaque para sua competência e seu zelo profissional, nas inúmeras funções que exerceu ou ocupou, tais como assistente jurídico, consultoria, parecerista. Foi o mais longevo, por dez anos sendo o presidente da Comissão Permanente de Licitação – CPL. Atualmente, desempenha sua função de Analista Judiciário em Direito na Escrivania da Primeira Câmara Cível.
Nas lides das letras, Antônio Camilo iniciou sua verve no suplemento Arte e Literatura do Jornal Gazeta de Sergipe e na Revista Alvorada do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. A partir de então, criou gosto pela arte de criar e escrever, tornando-se, para além de poeta, também um exímio cronista, memorialista e biógrafo, uma das suas principais habilidades. Nesse sentido, publicou as seguintes obras: “Getúlio Sávio Sobral – Fé, Trabalho e Perseverança” (2018); “Elysio Carmelo, um homem admirável” (2019); “Rochinha – decano da humildade” (2022); “Antônio Carlos Valadares – O Realizador de Sonhos” (2023); “Carlo Magalhães – pode me chamar de Magá que eu não me incomodo” (2024) e “José Trindade, um homem singular, um ser especial (2024)”.
Além de todos estes predicados e adjetivos, Antônio Camilo é um homem de fé. Católico praticante, o Padre Luigi Luciano, icms, Presidente da Famiglia del Cuore Immacolato di Maria (Família do Coração Imaculado de Maria), sediada na Itália, o designou Coordenador Leigo da referida instituição no Brasil, entre os anos 2017 a 2019.
Ainda nessa seara do catolicismo, em 2022, lançou o livro “A Família do Coração Imaculado de Maria no Brasil”, com versão em língua italiana, com o título “La Famiglia del Cuore Imamacolato di Maria in Brasile”. Prefaciada pelo Padre Francisco Tiery, responsável pela Obra Nossa Senhora de Fátima em Aracaju, a obra é robusta, com 287 páginas, contendo dez capítulos bem fundamentados, histórica e teologicamente, didaticamente ilustrados e com características próprias de seu autor: narrativa leve, corrida, com zelo e cuidados orográficos e gramaticais, analítico e informativo. Como ressalta seu prefaciador: “(…) A alma deste livro emana suavidade e enlevo” (p. 12)
Além de almejar as glórias da Academia Sergipana de Letras, contando com minha simpatia e admiração, mas também com meu voto e singelo apoio, e fazer parte do Movimento Cultural Antônio Garcia Filho, Antônio Camilo é membro fundador da Academia Literocultural de Sergipe – ALCS, ocupando a cadeira de número 13. Trata-se, pois, de um escritor de grande envergadura literária, além de ser um homem humilde e gracioso, como nos ensina a mensagem do Cristo e o exemplo da Virgem Mãe Maria Santíssima, cujo Imaculado Coração sempre irá guardá-lo em seus projetos e sonhos, acima de títulos, honrarias e reconhecimento. Pois o maior destes ele já tem: o amor de Deus.
Por Acácia Rios (*) E saber que eu julguei que essa insensível pudesse amar-me como…
Estado de Sergipe registrou a segunda maior taxa de crescimento da receita corrente do…
A Prefeitura de Barra dos Coqueiros lançou, nesta quinta-feira, 20, a programação do Carnaval…
A Procuradoria Geral do Estado (PGE-SE) está com inscrições abertas para estágio na Coordenadoria…
O Governo de Sergipe arrecadou exatos R$ 760.100,00 no I Leilão de Bens Móveis Inservíveis,…
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), implementou,…