Mais um ano se passou… olhamos para trás e vimos na penumbra as pegadas de valorosos maçons que, ladeados, fizeram tudo valer à pena, pois suas almas são imensas. Transbordam caridade, solidariedade, compaixão e muita coragem… de ir além, contra toda e qualquer adversidade, na queda ou na dor, na alegria ou no amor, de mãos dadas, todos juntos puderam colher a boa safra que outrora semearam.
A coluna Domingo em Desbaste foi uma singela semente plantada, com intuito de gerar reflexão sobre diversos temas maçônicos, filosóficos, culturais ou não, analisando os acontecimentos sociais e as ações maçônicas mais recentes e, então, aproximando a Maçonaria da sociedade civil onde está inserida, desmistificando alguns tabus e valorizando o pensamento crítico e o diálogo das boas ideias, na busca da tríade que sustenta a vida em comunidade: a liberdade, igualdade e fraternidade em suas puras essências.
Seguimos em frente, sempre com o fiel apoio dos irmãos e amigos, oxalá hão de surgir ainda mais textos inspirados pela percepção e sensibilidade de concatenar os conhecimentos histórico-filosóficos com o nosso cotidiano, ajustando a teoria à prática, partindo sempre do pressuposto que “só o exemplo arrasta” e a “fé sem obras é morta”. Houve a possibilidade de desbastarmos e lapidarmos nossa pedra bruta interior, tornando-nos seres humanos um pouco melhores e, consequentemente, contagiando aqueles que nos cercam, quer no trabalho ou nos nossos lares.
Resta-nos agradecer a todos que colaboraram com artigos autorais e, sobretudo, aos que, por alguns minutos, se debruçaram na leitura desta coluna dominical, concordando ou não com essa ou aquela frase ou pensamento, entretanto respeitando sempre e gentilmente pontuando, de maneira edificante, suas impressões íntimas, favorecendo, pois, o progresso do conhecimento que só se obtém quando compartilhado.
As portas estão abertas! Junte-se a nós nessa caminhada durante ano que se anuncia…
“A vida é um aprendizado que se renova a cada instante”.
__________
(*) Hernan Augusto Centurion Sobral é médico cirurgião e coloproctologista. Mestre maçom da Loja Maçônica Clodomir Silva 1477, exercendo atualmente o cargo de orador.