sexta-feira, 15/11/2024
Aracaju
Orla da Atalaia, ponto turístico de Aracaju Foto: Michel de Oliveira/PMA

Aracaju 168 anos

Compartilhe:
Hernan
Hernan Centurion (*)

Aconchego de mulheres e homens livres e de bons costumes que por suas justas vias passaram e imediatamente se encantaram, revelando-se com a força de uma capital e distribuindo beleza da sua riqueza natural. Planejada pelo perfeito traçado do esquadro e compasso ao desenhar suas ruas retas ladeadas por casas com seus muros baixos, tais quais duma cidade interiorana, onde seus cidadãos se conhecem pelo nome e sobrenome… Aqui, indubitavelmente, ninguém se engana!

Conhecida pela sua culinária saborosa, que vai da carne do sol com inhame, do cuscuz com leite e ovo e do carangueijo com vinagrete, ao sorvete de mangaba o qual mistura com maestria o dulçor da simpatia, ao azedinho de sua gente arretada!

Cidade de dádivas naturais exclusivas, banhada por rios de águas quentes e pelo mar com extensas praias, repleta de tartarugas e belas mulheres bronzeadas ao sol da Atalaia, igualmente revestida por coqueiros e manguezais, abundante em petróleo e gás, não foi à toa que, com muita sabedoria, foi formatada pelo Grande Arquiteto do Universo, para ser a capital das capitais.

Terra que nasci, com muita liberdade brincando na rua cresci, aprendi, de grau passei, saí para São Paulo e voltei, para aqui viver na fraternidade com os meus, até quando não sei!

Da treze de julho, minha casa, ao centro, na Loja Simbólica Clodomir, do ocidente na orla por do sol, ao oriente no morro do urubu, da cerveja gelada à cachaça com sal e caju nos seus botequins pelos quatro cantos, certamente muitos encantos!

Aracaju! Rogo por mais 168 anos de alegrias que estão por vir!

 

__________

(*) Médico cirurgião e coloproctologista. Mestre maçom da Loja Maçônica Clodomir Silva 1477, exercendo atualmente o cargo de orador.

Compartilhe:

Sobre Hernan Centurion

Hernan
(*) Médico cirurgião e coloproctologista. Mestre maçom da Loja Maçônica Clodomir Silva 1477, exercendo atualmente o cargo de venerável.

Leia Também

O mundo pede calma

A vida pede calma

  Por Luiz Thadeu Nunes (*)   Desembarquei no aeroporto Santos Dumont, no centro do …

WhatsApp chat