Em 2022, as ruas de Aracaju já receberam mais de 31 mil toneladas de asfalto. Desse quantitativo, 18.626 mil toneladas foram destinadas à pavimentação e recapeamento, o que representa 24 km de vias asfaltadas, equivalente à distância entre Aracaju e o município de Riachuelo.
O quantitativo de asfalto utilizado nos nove meses deste ano já supera a média dos últimos cinco anos, que é de 21 km de vias recapeadas e pavimentadas. Somente neste ano foram utilizadas ainda 12.388 toneladas nos serviços executados pela operação tapa-buraco.
O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) ressalta que mesmo com as dificuldades impostas pelas chuvas, que neste ano superaram a média história, os serviços de cobertura asfáltica e de recuperação das vias não foi interrompido.
“Mantivemos os esforços para que as intervenções continuassem chegando aos quatro cantos da capital. Ainda estamos recuperando os estragos provocados pelas chuvas, trabalhando de modo acelerado, para fechar o ano com um novo recorde de vias recapeadas e trazer mais qualidade de vida”, reforça o secretário.
Ferrari destaca que os serviços de recapeamento, pavimentação e de tapa buraco são executados com material e mão de obra próprios, o que significa uma economia e uma maior eficiência na gestão do trabalho. “As equipes que executam o serviço são da própria Emurb e o Cimento Betuminoso Usinado à Quente, popularmente conhecido como asfalto, é produzido na nossa Usina de Asfalto”, detalha.
Um importante serviço realizado regularmente pela Prefeitura é a operação tapa-buraco, que executa a manutenção e o reparo nas vias da capital. O trabalho é feito tanto por solicitação da população, quanto pelo mapeamento da Diretoria de Operações da Emurb nas ações de campo feitas diariamente.
“Temos quatro equipes de tapa-buraco na cidade, prontas para executar a programação e atender as demandas urgentes. O trabalho é incansável para fazer os reparos e manter as vias da cidade na melhor condição possível”, informa Ferrari.
Para solicitar a operação tapa-buraco e outros serviços da Emurb, o cidadão deve entrar em contato com a Assessoria de Comunicação, através do telefone (79) 3179-1619. Além disso, o atendimento é disponibilizado pelo Instagram (@emurb_aju) e presencialmente na sede da empresa, situada na avenida Augusto Franco, nº3340, Ponto Novo.
A mudança e as melhorias proporcionadas pelo cuidado com as via da capital são destacadas pela população. Moradora da Atalaia, Maria Valmira lembra que a avenida Santos Dumont apresentava alguns problemas por causa dos buracos. Recentemente, a via foi recapeada e a moradora destaca que a melhoria será para todos. “Amo trazer minha mãe aqui, agora a pista vai ficar mais segura. Só tende a melhorar mesmo, para nós e também para o turismo”, destaca.
Em algumas localidades, a cobertura asfáltica é parte de grandes obras de infraestrutura, que trazem grande impacto para a vida da população. O carpinteiro José Rivaldo Batista, morador do Japãozinho, zona Norte da capital, lembra que antes era tudo lama. Ambulâncias, viaturas de polícia, veículos de transporte por aplicativo e entregadores tinham dificuldades para acessar as ruas do bairro.
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…