Aracaju será o melhor destino para quem quiser fugir do Carnaval e optar por descansar nos dias de folia. É que a Prefeitura Municipal de Aracaju anunciou, hoje, 20, que não haverá a folia este ano, por motivos financeiros. A decisão do prefeito João Alves é semelhante a de outros pelo país afora pelo mesmo motivo: cofres sem dinheiro e muitas contas para pagar. Até ontem, por exemplo, as cuidadoras de crianças que trabalham em 20 creches não tinham recebido o salário de dezembro e cruzaram os braços. Resultado: mais de 1.700 crianças que são assistidas nessas unidades tiveram que ficar em casa.
O secretário de comunicação social da Prefeitura de Aracaju, Carlos Batalha, citou, além da crise financeira, a festa de 17 de março, quando se comemora 161 anos de emancipação política da capital quando, provavelmente, haverá uma festa. Mas, Batalha garantiu que o poder municipal vai apoiar o tradicional Bloco Rasgadinho que sairá às ruas no período momesco. Aliás, o Rasgadinho trouxe o rei do axé, Luiz Caldas, para a tradicional feijoada que ocorreu no dia 16, sábado, no Iate Clube de Aracaju.
Também não haverá Carnaval em Nossa Senhora do Socorro, cidade que fica na região metropolitana da capital. O secretário de comunicação, Henrique Matos, disse que o prefeito Fábio Henrique, diante da situação econômica, prefere honrar os compromissos com fornecedores e com os servidores, ao invés de gastar dinheiro com festa.
Mas para quem não quer perder, de jeito nenhum, a festa de Carnaval, pode escolher entre Pirambu e Neópolis.O secretário de comunicação de Pirambu, Francisco Freire, disse que o vice-governador Belivaldo Chagas autorizou a liberação do policiamento na cidade. As atrações serão divulgadas oportunamente.
Já a prefeitura de Neópolis divulgou a programação do Carnaval. Além de seis orquestras de frevo, haverá shows à noite com as bandas Seeway, Valneijós, Galã, Cid Natureza, Mayza Reis, D’Jós, Art Mania, Jam e a Carreta, entre outras.