Aracaju poderá sediar, pela primeira vez, o maior evento de triathlon da América Latina, o Ironman. As tratativas para que isto aconteça foram iniciadas na tarde desta segunda-feira, 5, durante reunião entre o prefeito Edvaldo Nogueira, o governador eleito Fábio Mitidieri e o diretor-geral de eventos do Ironman Brasil, Carlos Galvão. O encontro, que também contou com a presença da primeira-dama municipal, Danusa Silva, ocorreu na sede da Prefeitura de Aracaju.
“Tivemos uma reunião extremamente positiva e acredito que Aracaju tem todas as chances de sediar uma prova Ironman. A nossa cidade está preparada para um evento desta magnitude, que envolve milhares de pessoas, entre atletas e profissionais. Começamos a dialogar sobre o assunto e estamos muito confiantes”, afirmou o prefeito.
Da mesma forma, o governador eleito Fábio Mitidieri declarou estar muito entusiasmado com a possibilidade de Aracaju receber a prova. “Serei um governador amigo do esporte, de modo que daremos total apoio para trazer a Sergipe o Ironman”, declarou.
O diretor-geral de eventos do Ironman, Carlos Galvão, se disse muito honrado em ser recebido pelo prefeito e pelo governador eleito. Segundo ele, Aracaju tem “a possibilidade real de sediar o evento”. “Estamos avaliando a possibilidade real de fazer aqui em Aracaju uma prova de Ironman 70.3, que é o maior circuito do mundo de triathlon de longa distância. É uma prova que dura até oito horas, então é fundamental fazer toda a avaliação técnica para a viabilidade do evento. E é fundamental e imprescindível o apoio logístico das esferas municipal e estadual. Aracaju está no páreo e vejo com bons olhos a possibilidade da cidade sediar o evento”, afirmou.
De acordo com Carlos Galvão, a perspectiva é de que a definição ocorra até o final de janeiro de 2023. Ao ano, o Ironman realiza até seis provas de triathlon. No triathlon, os atletas competem em três modalidades: natação, corrida e ciclismo.