quarta-feira, 20/11/2024
Prefeitura
A diretora regional Brasil - Cone Sul, Laetitia Dufay, e o gerente de projetos da agência, Fernando Pacheco, com o prefeito Edvaldo Nogueira Fotos: Ana Lícia Menezes/PMA

Aracaju recebe missão da Agência Francesa de Desenvolvimento

Compartilhe:

Aracaju recebeu, nesta segunda-feira, 29, a visita de dirigentes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), que vieram à cidade conhecer as potencialidades do município e discutir possíveis parcerias para financiamento de projetos em diversas áreas. Mobilidade Urbana, recuperação do Centro e igualdade de gênero foram as pautas definidas como prioritárias para início das discussões entre a AFD e a Prefeitura de Aracaju. A diretora regional Brasil – Cone Sul, Laetitia Dufay, e o gerente de projetos da agência, Fernando Pacheco, participaram da reunião coordenada pelo prefeito Edvaldo Nogueira.

No encontro, Edvaldo fez uma rápida exposição das ações desenvolvidas pela Prefeitura, sobretudo nas áreas de Habitação, Infraestrutura, Sustentabilidade, Saúde, Mobilidade Urbana e Educação. O prefeito apontou a necessidade de avançar em temas relacionados ao Meio Ambiente, à Saúde da Mulher, sobretudo a gravidez na adolescência, à reabilitação do Centro da cidade e à maior integração dos modais de transporte.

Prefeito
O prefeito convocou alguns secretários para a reunião com a ADF

Os representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento apresentaram as áreas sobre as quais atuam, com destaque para a Inclusão Social, com foco no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. A AFD financia projetos conduzidos por Estados, municípios, estatais e bancos de desenvolvimento locais, com foco na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Dufay, que havia recebido o prefeito, no escritório da AFD, em Brasília, no último dia 11 de maio, se disse muito satisfeita com a abertura do diálogo com a Prefeitura de Aracaju. Para ela, “a vinda a Aracaju ocorre para conhecer o que a Prefeitura precisa e de que forma a AFD pode auxiliar na execução e financiamento de projetos”. Pacheco, por sua vez, destacou que a agência “prioriza o Nordeste, sobretudo as capitais, na definição das suas parcerias”.

Para Edvaldo, a reunião foi “muito importante, pois já foi possível dar alguns passos, no sentido de definir o que é prioridade para a cidade”. “O primeiro tema é a Mobilidade Urbana, que casa com o nosso projeto de realizar a licitação do transporte público, mas avançar na integração dos modais para permitir uma efetiva melhora do sistema como um todo. Na questão do Centro, uma pauta que considero fundamental, a gente pretende discutir a reabilitação daquela área, para que a cidade possa ter ali um importante polo de desenvolvimento. Já sobre as questões de gênero, a ideia é avançar em políticas públicas que oportunizem o protagonismo maior das mulheres”, explicou Edvaldo.

Da mesma forma, a diretora regional da AFD avaliou a reunião como “muito produtiva”. “Foi bem interessante este segundo encontro com o prefeito de Aracaju, pois definimos sobre o que iremos trabalhar. A mobilidade, a reabilitação do Centro e a igualdade das mulheres são temas que nos interessam e o prefeito e sua equipe têm muitas ideias e projetos sobre os quais a AFD está pronta para ajudar e apoiar. Vamos agora discutir cada pauta, discutir os projetos iniciais e preparar um calendário”, disse.

 

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

O que abre e o que fecha neste feriado do Dia da Consciência Negra, 20

  Em virtude do feriado do Dia da Consciência Negra, comemorado nesta quarta-feira, 20, alguns …

WhatsApp chat