Para alcançar toda a população adulta de Aracaju com a vacina contra a Covid-19, a Prefeitura iniciou uma repescagem geral, nesta terça-feira, 24, a qual seguirá até a próxima sexta-feira, dia 27. No primeiro dia de repescagem foram vacinados 8.100 aracajuanos que ainda não tinham recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Teve continuidade, também, a aplicação da segunda dose, com 4.572 vacinados completando o ciclo de imunização.
Em Aracaju, até o momento, já foram vacinados 424.979 com a primeira dose, o que representa 63,91% da população da capital. Se consideradas as pessoas acima de 18 anos, que são o público-alvo desta etapa do Plano Nacional de Imunização, o total de imunizados é de 82,69%.
Para receber a primeira dose, o público que se enquadra nesta etapa poderá se dirigir a cinco pontos fixos, das 8h às 16h. São eles: Shopping Riomar (Coroa do Meio); Aracaju Parque e Shopping (bairro Industrial); Estação Cidadania (Bugio); Universidade Tiradentes (Farolândia); e Uninassau (avenida Augusto Franco). É obrigatório apresentar um documento de identificação com foto e comprovante de residência de Aracaju, em nome da pessoa ou dos pais, com validade dos últimos seis meses.
Ageilza Brito aproveitou o primeiro dia da repescagem para tomar sua dose no Ponto fixo da Universidade Tiradentes (Unit), pois não conseguiu se vacinar no período regular. “A vacina é muito importante para prevenir e não pegar a doença. Estou muito feliz em conseguir tomar minha primeira dose”, disse.
Jeferson Fontes foi imunizado na Uninassau. “Eu quase não dormir esta noite de ansiedade. É muito importante vir tomar a vacina. Quem ainda não se vacinou, deve se vacinar o quanto antes para a gente conseguir vencer essa pandemia. Estou feliz, era o último de casa que faltava se vacinar, e é com orgulho que seguro este cartão de vacina”, afirma.
Eduardo Cardoso foi imunizado no Estação Cidadania. “Não há dúvidas de que a vacina é o único meio que temos para nos proteger dessa doença que já tirou tantas vidas. Por isso, aqueles que estão em dúvida, não pensem duas vezes, venham se vacinar. Hoje, a minha sensação é de felicidade por poder ser imunizado”, destaca.
Os dois drive-thrus (Parque da Sementeira e 28º Batalhão de Caçadores) também estão vacinando com a primeira dose da Repescagem. A Sementeira funciona em horário estendido das 8h às 19h, já o 28º BC das 8h às 16h. Para esses locais, continua sendo necessário se cadastrar no portal “VacinAju” e aguardar liberação do código autorizativo.
Aisa Araújo foi vacinada no drive da Sementeira, após cadastro validado. “Vi a orientação sobre como me cadastrar para a repescagem, preenchi o formulário e anexei os documentos. Perdi a minha data por conta de um curso, mas recebi a autorização do cadastro, esperei um pouco para poder vir, mas estou feliz por estar vacinada”, orienta.
Desde terça-feira,24, a SMS iniciou também uma nova antecipação de segunda dose (D2) de AstraZeneca e de Pfizer. Quem precisa receber a segunda dose até 4 de setembro, pode procurar um dos pontos de vacinação. Já os pontos de D2 de AstraZeneca são: UBSs Santa Terezinha, Cândida Alves, Edézio Vieira de Melo, Hugo Gurgel, Augusto Franco, Pio Décimo, das 8h às 16h; e drive do Parque da Sementeira, que funciona das 8h às 17h.
A D2 de Pfizer estará disponível em três pontos de vacinação: no drive do Parque da Sementeira (das 8h às 17h), no Externato São Francisco (Bairro Suíssa) e auditório Antônio Alves anexo à Escola presidente Vargas, das 8h às 16h. Para ser vacinado, basta levar o cartão de vacina comprovando que tomou a primeira dose, um documento com foto e CPF e um comprovante de residência de Aracaju no nome da pessoa que vai tomar a vacina.
Com a nova data, houve mudança nos pontos. O auditório anexo à escola Presidente Vargas passa a ser local de vacinação da segunda dose de Pfizer e a UBS Augusto Franco passa a atender pessoas que receberam AsraZeneca.
A segunda dose de CoronaVac segue sendo ofertada no auditório anexo à Escola Municipal Presidente Vargas e na Unit (Farolândia) das 8h às 16h. Gestantes, puérperas e lactantes (com código) devem buscar primeira dose também no auditório.
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…