Dois artistas sergipanos – Bruno Marques e Nivaldo Oliveira – integram o projeto Aproximando Distâncias, uma plataforma de conteúdo e loja virtual dedicadas exclusivamente a promoção do turismo, da arte e cultura brasileira, capitaneado pela Gol Linhas Aéreas. Ao todo são 25 artistas de diversas partes do país que estão no portal https://www.aproximandodistancias.com.br, escolhidos através de uma curadoria realizada pela Gol e pela agência Spray Content. O projeto nasce em linha com o propósito da companhia aérea de “Ser a Primeira Para Todos”.
Bruno, Nivaldo e os demais estão expondo suas artes para oferecê-las a todos os brasileiros que só teriam acesso viajando pelas diferentes regiões do país. E que tal, agora conhecer um pouco da arte de Bruno e Nivaldo, os representantes sergipanos presentes nessa plataforma?
Bruno Marques é turismólogo formado pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS), em 2017, filho de um mestre artesão internacionalmente reconhecido, Mestre Orlando dos Couros, e atualmente trabalha com o pai na confecção da indumentária dos vaqueiros, em Poço Redondo.
O município é conhecido historicamente no Brasil como o lugar onde encerrou-se a saga do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, morto na Fazenda Angicos, local conhecido como Grota de Angicos.
Nivaldo Oliveira, um restaurador com formação na Escola de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, trabalhou muitos anos no Museu de Arte Sacra da Bahia, se especializando em “entalhamento e douramento”, técnicas utilizadas principalmente para o restauro em igrejas do período barroco no Brasil.
Além disso, Nivaldo ficou bastante conhecido por seu trabalho de “azulejaria” em madeira, onde utiliza a mesma técnica da xilogravura para criar peças em alto relevo que remontam aos antigos azulejos hidráulicos portugueses, mas na recriação dos símbolos “abrasileirados” e bastante coloridos.
Entre os produtos estão obras de arte regionais e alimentos típicos, grafite, cestaria, vasos, bijuterias, panelas de barro, bonecas de pano, conserva de pimenta e bala de banana, entre outros. Alguns itens serão entregues porta a porta e outros vendidos por meio de vouchers – ou seja, os compradores adquirem pelo site e têm até um ano para retirar a compra no local escolhido.
“Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, os brasileiros não deixaram de pensar em viajar, apenas adiaram esse desejo, por precaução. O Aproximando Distâncias traz um pouco desse nosso país rico em beleza e cultura para dentro das casas das pessoas, enquanto a economia e as viagens a lazer não voltam à normalidade. Ao mesmo tempo, a iniciativa fornece apoio à sustentabilidade de comunidades criativas, que por vezes se veem isoladas e desesperançosas perante a crise”, afirma Eduardo Bernardes, vice-presidente de vendas e marketing da Gol.
Além do e-commerce, a plataforma também terá vídeo-aulas nas quais se ensinam as técnicas por trás de cada produto, e ainda contam a história de seus criadores.
A preocupação com a responsabilidade social, nesse que é um dos mais difíceis períodos já vividos pela economia criativa no País, foi o motor para que a Gol e a agência Spray Content se unissem em prol do próximo, contribuindo para manter as cadeias produtivas em atividade e, consequentemente, os empregos e a renda.
Banco do Estado de Sergipe (Banese) segue uma trajetória de crescimento. Os números divulgados…
Por Gilberto Costa-Silva (*) 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da…
Por Juliano César Souto (*) Brasil enfrenta um desafio estrutural que vai além…
Por Léo Mittaraquis (*) Para os diamantinos próceres Marcos Almeida, Marcus Éverson e…
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) tema do presente artigo foi inspirado na…
O Banese apresentou um lucro líquido ajustado de R$ 106,1 milhões nos nove primeiros…