Caríssimo leitor do Portal Só Sergipe: Agradeço, de antemão, o especial prazer de sua companhia nessas breves linhas. Esse é o meu texto de estreia nesse precioso veículo de comunicação. Por isso, um tema atual e de suma importância: REDAÇÃO no Enem!!! Ademais, com o tempo nos conheceremos nos estilos de Euzinho Gondim escrever e vosmecê, querido leitor, de me ler. Ok? Vamos que vamos…
Ao leitor em geral, vestibulandos e todos, antes que danadinhos duvidem que não é de Euzinho Gondim, aviso que o modo de escrever esse texto vai ser desenvolvido de forma protocolar, burocrática e em conformidade com a norma-padrão que a REDAÇÃO do Enem requer, cobra e exige. O meu ímpeto como pretenso a simples- metido -escritor tem o peculiarismo nato de sempre utilizar-se-me da inspiração, pouca ainda, neologismos, colóquios, gírias, citações, figuras de linguagens à beça, poemas, diálogos, humor negro e branco, palavreado de alto e baixo calão quando me invoco, erudição e pontos de vistas um tanto pessoais e ortodoxos. Mas, nesse específico texto, comprometi-me aos preceitos técnicos da língua portuguesa, sua indução programática e o respeito aos conceitos formais exigidos. O faço com a experiência de inúmeros vestibulares em que, pelo menos em sete, tive, sorte ou sei lá o quê, nota máxima: dez. Estas redações, inclusive, estão à disposição dos senhorios , caso se interessem em lê-las e analisá-las.
Tenderam direitim? Aidspois Euzinho Gondim “ dá volta e meia e vorta”. Beleza de Creuza? Otonce, vamos trabalhar como bem manda o figurino dele, o Enem-REDAÇÃO.
AGORA, SIM.
Amigo vestibulando, eu e o PORTAL SÓ SERGIPE esperamos encontrá-lo radiante com aquela força de vontade, aquela fé e aquela fiel esperança juntas num só bojo: O desejo de vencer!
O tempo é inexorável e avexa-se o dia de um dos grandes, senão o maior, desafios do Enem: A REDAÇÃO.
É unânime e uníssono nas salas, nas escadarias, nas quadras e nos portões dos cursinhos e colégios que a REDAÇÃO é crucial, grande divisor do concurso e, assim, de importância suma e relevância sem páreo. Esse coletivo de ponderações está corretíssimo. De fato, no almejo do galgar degraus, a REDAÇÃO é a escada mais sólida e eficaz. Vale mais pontos que qualquer outra prova e reina suprema no critério de desempate entre concorrentes. Daí, nessa etapa final, é imperativo ir lançando mão do habitual, humano, nervosismo e aproveitar o tempinho restante para aprimorá-la, deixando-a nos eixos. Nesse momento antecedente, a tranquilidade é fundamental para um final alegremente uivante e de alívios entusiásticos. É, sei amigo dos estudos, que na sua mente perambula a inevitável indagação: Mas, professor Otoniel Gondim, como consigo? Ou, amenizando o dramatismo, como melhorá-la a contento dos avaliadores?
Bem, meu vestibulando ilustre, foi justamente para isso que, com o apoio venerável do PORTAL SÓ SERGIPE, dei-me a ousadia solidária de trazer nessas simplórias e humildes linhas, as quais me dará imenso orgulho de lê-las profunda e atentamente, valiosíssimas informações, toques, dicas, bizus, imprescindíveis para um logre êxito. Além, jamais haveria de ocultar-me de tal façanha, dos prováveis TEMAS DA REDAÇÃO.
Bom, que deixemos as delongas e corramos…
Seja qual for o tema, pode-se redigi-lo de três modos redacionais: Descrição, Narração e DISSERTAÇÃO. No caso do Enem, interessa tão somente a DISSERTAÇÃO. E, atenção dobrada, não qualquer tipo: A DISSERTAÇÃO-ARGUMENTATIVA.
DÚVIDAS SOBRE COMO LIDAR COM OS DIREITOS HUMANOS?
A sua REDAÇÂO não mais precisa, foi derrubado por ordem judicial há pouco, ter a obrigação de respeitar OS DIREITOS HUMANOS. Porém, no alto da minha experiência, gostaria, caro amigo, que não a fizesse em confronto com os mesmos. Pois, não esqueçamos que os avaliadores tendenciam muito aos aspectos sociais, éticos e morais. O que, claramente, na correção serão sensíveis a algo desrespeitoso e crítico dos, até então sagrados, DIREITOS HUMANOS. Faça o seu texto despreocupado com essa mudança de surpresa. Como se a sentença judicial nada valesse.
EVITAR A TODO CUSTO
D.D.M. (DICAS DO MESTRE): UMA ÓTIMA REDAÇÃO?
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
CONCLUSÃO
Trazer com clareza explícita uma solução para o problema proposto pelo tema, conjeturando diversidade cultural, étnico, social e política.
Com originalidade e inovação, utilize fatos históricos se possível, deixe bem claro ao leitor o seu real posicionamento e ponto de vista abordado durante a REDAÇÃO.
Tudo no devido lugar, então faça uma grande revisão final. Tenha um extremo cuidado, evitando borrões e rasuras, ao passar sua REDAÇÂO para a folha principal.
Fim? Não! Após, as dicas de como fazer ou melhorar ainda mais a sua REDAÇÂO, cumpro a promessa dos ….
PROVÁVEIS TEMAS DA REDAÇÃO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O Enem trabalha sempre com problemáticas sociais. É uma prova que cuida mais de assuntos enfrentados por muito tempo no Brasil ( Quiçá, no mundo.) e menos por fatos recentes. Normalmente, e deve repetir-se, são assuntos discutidos bastante pela mídia e que tem impacto visivelmente direto na sociedade brasileira. Portanto, inter-relacionar os pontos de vistas, argumentos , fatos, exemplos, as implicações na nossa sociedade e no país como um todo, são fatores vitais para convencer o leitor.
A SUA REDAÇÃO, CARÍSSIMO, TEM QUE ESTIMULAR NO LEITOR A CONSCIENTIZAÇÃO!!!
Pela primeira vez a Vunesp (Órgão da Unesp) é a responsável pela correção das provas. Então, torna-se certo que, por ser estreante, os métodos avaliativos deverão ser mais rígidos, exigindo mais da argumentação, da performance e da amplidão de conhecimento demonstrado pelo estudante. Capriche.
Voltando a mim, Euzinho Gondim, lembro-lhe sem querer lembrando que a nota máxima de REDAÇÂO no Enem é 1000. Isso mesminho … MIL!
Portanto, desejo a vosmecê mil felicidades na sua REDAÇÃO e em todo o vestibular.
Vale uma marchinha:
“ Papai, Mamãe, que alegria nem é bom falar
Quá, quá, quá, quá quá
Passei no vestibular
Não adianta chutar o A, nem chutar o B, nem chutar o C
Pois, o negócio é estudar sim senhor
Eu quero é ser doutor…
Papai, mamãe…. “
Tin! Tin! Vamos brindar?
Abraçando…fui.
Por Juliano César Souto (*) Brasil enfrenta um desafio estrutural que vai além…
Por Léo Mittaraquis (*) Para os diamantinos próceres Marcos Almeida, Marcus Éverson e…
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) tema do presente artigo foi inspirado na…
O Banese apresentou um lucro líquido ajustado de R$ 106,1 milhões nos nove primeiros…
Se uma árvore cai sobre a rede elétrica ou seus galhos alcançam os fios,…
Por Luiz Thadeu Nunes (*) esembarquei no aeroporto Santos Dumont, no centro do…