Pesquisa do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Aracaju (Setransp) revelou que houve uma queda de 68,80% no número de assaltos a ônibus na capital e região metropolitana, em 2018, na comparação com os últimos dois anos. O estudo aponta que foram 1.628 ocorrências em 2016, 991 casos em 2017 e 508 em 2018. O Setransp diz que essa queda foi recorde e benéfica para as 220 mil pessoas que, diariamente, usam o transporte coletivo.
Os números representam uma redução nas estatísticas de 48,74% entre 2017. “Nós fechamos o ano de 2018 com uma queda recorde do número de assaltos. Isso é motivo de comemoração e fruto da união de forças da Secretaria de Segurança Pública através da Polícia Militar, Polícia Civil, Inteligência da polícia, do Sindicado das Empresas de Transporte e do Sindicato dos Motoristas. É uma conquista de todos que se uniram, buscando alternativas para reduzir o número de assaltos”, comemora Alberto Almeida, presidente do Setransp.
Ele ressaltou ainda que essa queda irá favorecer o sentimento de tranquilidade nos cidadãos, e reforça que as ações preventivas serão ainda mais intensificadas ao longo de 2019. “São menos de um assalto por dia. Um número que poucas cidades ou quase nenhuma no Brasil tem”, frisa o presidente.
Para reduzir ainda mais os índices, as forças de segurança pública reforçarão as estratégias de repressão ao crime através de patrulhamento ostensivo nos terminais de integração, abordagens dentro dos veículos e acompanhamento intensivo das imagens das câmeras de monitoramento dos ônibus. A tecnologia e a rapidez no fornecimento desses vídeos pelas empresas operadoras do transporte coletivo são fundamentais para reforçar a segurança nos ônibus.
“Buscaremos alternativas inovadoras, no sentido de alcançarmos uma redução maior no número de assaltos através da tecnologia, de aplicativos e da intensificação do monitoramento”, reforça Alberto Almeida.
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…