A banana maçã é uma fruta rica em diversos nutrientes. Ela é muito recomendada para crianças na fase de introdução alimentar, além de ser aconselhado o consumo da própria casca, quando a produção é de forma orgânica.
A banana é fonte de potássio, ferro, cálcio, vitamina C e energia, além de proteína e outros minerais. Tem também triptofano, que é um aminoácido precursor da serotonina, o hormônio do bem estar.
Pode-se consumir in natura ou através de vitaminas e shakes. Em acompanhamento no açaí e granola.
Por seu sabor marcante, também é comum utilizar como ingrediente na confeitaria saudável.
Existe um método de conservação de alimentos denominado desidratação. Muitas frutas já são comercializadas dessa forma.
A Arvôre Alimentos Saudáveis é um empreendimento que faz este tipo de produto. Ela é uma empresa sergipana e preza pela qualidade artesanal.
Utiliza-se um tipo de técnica que mantém a conservação dos nutrientes do alimento.
Para o lanchinho da tarde, aconselha-se o consumo de 50g do produto. Mas, para os praticantes de atividade física e atletas pode-se consumir até 200g.
Quando a banana entra em contato com o ácido estomacal, ela se reidrata em 4 vezes mais e atinge o seu volume inicial e faz o corpo sentir a sensação de saciedade por um tempo.
Por exemplo, ao ingerir 50g em 20 minutos, essa quantidade se torna 200g, ao entrar e se manter no estômago, facilitando a digestão e nutrindo o indivíduo.
A vantagem da aquisição do produto é a praticidade de estar na bolsa ou mochila em um volume reduzido e com uma conservação que garante um nível de segurança alimentar, com validade de 6 meses.
(*) Talita Xavier Costa é nutricionista – CRN5 6605, pós-graduada em Gestão, Qualidade e Segurança em Alimentação, especialista em Auditoria em Alimentação e Nutrição e especialista em Alimentação Escolar.
** Esse texto é de responsabilidade exclusiva do(a) autor(a). Não reflete, necessariamente, a opinião do Só Sergipe.