Na semana passada o Senado deu o primeiro passo para gerar autonomia do Banco Central do Brasil, como era proposto no tripé econômico há muito tempo. Essa autonomia pode trazer diversas vantagens para a nossa economia, mas ainda se dividem as opiniões se ela realmente será boa ou se vem em bom momento.
Como é o Banco Central do Brasil quem decide algumas das políticas mais importantes para nossa economia, a exemplo da impressão do papel moeda, seja este na forma de crédito ou de isenções no compulsório, ele é estratégico para políticos populistas, que estejam pensando apenas em se reeleger, e não com o foco ao longo prazo da economia.
Ao transformar o Banco Central em autônomo ele não mais seguirá às cegas a agenda desses políticos. Claro, na teoria, devemos ver como isso se dará na prática, pois, o dever dessa autarquia é e sempre foi prezar pela estabilidade econômica. Torçamos para que ao se tornar autônomo ele venha a seguir esses deveres à risca, coisa que nunca pôde fazer corretamente.
E você, qual a sua opinião sobre a autonomia do BC?