São R$ 120 milhões. Esse é o valor destinado pelo Banese para investimento no setor agropecuário sergipano através do Plano Safra 2022-2023. O volume de recurso é o maior já disponibilizado ao longo dos 61 anos de existência do banco, e representa um aumento de 20% em relação ao valor concedido no ano agrícola 2021-2022, e de 56,29% no comparativo com o período 2020-2021.
A novidade faz parte do conjunto de iniciativas do Banese + Agro para fomentar a agropecuária sergipana no ano agrícola 2022-2023. O anúncio das ações foi realizado pelo presidente, Helom Oliveira, e pelo diretor de Crédito e Serviços do Banese, Ademário Alves, no final da tarde de quinta-feira (3), dentro da programação oficial de abertura da feira Agropecuária Exporingo, em Lagarto.
Além do valor recorde destinado ao setor, o banco anunciou a renovação automática dos contratos de crédito para custeio agrícola e a criação de novas linhas de crédito voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar, com segmentação por atividade prioritária, como a citricultura, piscicultura, rizicultura, pecuária leiteira, irrigação, hortaliça e fruticultura.
Também serão inauguradas duas unidades de atendimento especializado Banese + Agro no interior do estado, uma em Itabaiana, que ainda este ano passará a atender o Agreste Central, Alto e Médio Sertão sergipanos; e outra em Lagarto, que será inaugurada em janeiro de 2023 e terá como foco os clientes do Sul e Centro Sul de Sergipe. A unidade da capital sergipana atenderá o público da Grande Aracaju, Leste Sergipano e Baixo São Francisco.
O presidente Helom Oliveira explica que a estratégia de fomento ao Agro segue uma missão dada pelo acionista majoritário da instituição, o governo de Sergipe, incumbência que tem sido cumprida com excelência pelo banco ao disponibilizar um conjunto de soluções inovadoras para o agronegócio sergipano, além de ampliar a oferta de crédito para toda a cadeia de valor da agropecuária, com boas taxas e prazo para pagamento.
“A dotação orçamentária que estamos realizando para o Plano Safra divulgado hoje é mais que o dobro da dotação disponibilizada em 2020. O agronegócio é uma vocação do estado de Sergipe e nós, como banco de fomento e desenvolvimento, sabemos da importância que possuímos em auxiliar no crescimento desse importante setor produtivo do nosso estado”, salienta Helom Oliveira.
O diretor de Crédito e Serviços do banco, Ademario Alves, destaca que a estratégia do Banese para acelerar o desenvolvimento do Agro em Sergipe é fruto do diálogo constante com os produtores rurais, associações representativas, e órgãos públicos e privados que atuam no setor, como a Secretaria de Estado da Agricultura, Emdagro, Embrapa, Cohidro, Ministério da Agricultura e Pecuária em Sergipe, e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe – FAESE.
“No ano agrícola anterior, o banco aplicou 100% dos recursos disponibilizados para o período. Essa é uma conquista de todo o setor Agro do estado, construída ouvindo todos os atores envolvidos no tema e liderada pelo Banese. Para o período atual, queremos bater novamente essa meta e estaremos ainda mais próximos do produtor rural. É por isso que estamos hoje aqui em Lagarto, e vamos criar mais duas unidades do Banese + Agro no interior de Sergipe”, afirma.
Mais iniciativas
Foram apresentadas, ainda, iniciativas tecnológicas promovidas através do InovarSE, o programa do Banese que tem como objetivo conectar e fomentar o ecossistema inovador em Sergipe. Uma delas é o aplicativo (app) de Comercialização Agrícola, que está sendo criado pelo o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação – IPTI em parceria com o banco, para possibilitar que agricultores familiares possam comercializar seus produtos para todo o Estado. A previsão é que o serviço esteja disponível até o final de janeiro de 2023.
Além disso, já estão sendo realizadas Provas de Conceito de Análise Climatológica (POC) em áreas produtivas de seis clientes do banco. A solução possibilita o monitoramento em tempo real, via satélite, e a previsão mais precisa das condições meteorológicas nas propriedades atendidas. A POC é resultado da parceria entre o Banese e a Ignitia, por meio do convênio firmado com a AgTech Garage, um dos mais importantes hubs de startups de inovação no agronegócio da América Latina.
Além da equipe de crédito do Banese, participaram do evento o Secretário de Estado da Fazenda, Marco Queiroz; os deputados federais, Gustinho Ribeiro e Fábio Reis; a prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro; a deputada estadual, Goretti Reis; além de representantes de órgãos públicos e privados que atuam no setor, bem como diversos empresários e pequenos produtores da agropecuária sergipana.
Empreendedorismo no Agro
A abertura da Exporingo e o anúncio do Plano Safra 2022-2023 também contou com a participação do CEO do BeefPoint e do AgroTalento, Miguel Cavalcanti. Na palestra promovida pelo Banese, o especialista conversou com o público presente sobre “Gestão Profissional e Empreendedorismo no Agro”, tema que ele tem vasta experiência por ser fundador do programa de Estratégia de Negócios no Agro que já formou mais de 1.600 líderes no setor.
Banese na Exporingo
O Banese esteve presente durante toda a programação da Exporingo, de 2 a 6 de novembro, oferecendo todo o portfólio de produtos e linhas de crédito da instituição voltados para o agronegócio, além de levar o time de gerentes especialistas para atender o público local.