Foi inaugurado na manhã da quarta-feira (11) o Laboratório de Inovação do Banese, o Banese Labs, localizado no Tiradentes Innovation Center (TIC), hub sergipano de startups integrante do Grupo Tiradentes e parceiro do projeto. O Banese Labs é uma realização do Programa InovarSE, criado pelo Grupo Banese para fomentar o ecossistema de inovação e promover o desenvolvimento sócio-tecnológico de Sergipe.
O laboratório será totalmente dedicado à formação de estudantes e profissionais para desenvolvimento de projetos de inovação que facilitem a vida da população e agreguem valor à economia local, e será utilizado como ambiente de apoio à criação de startups. Periodicamente, a iniciativa selecionará estudantes de instituições de ensino superior de Sergipe para integrarem a equipe de Trainees do Banese Labs.
Para a primeira turma, foram selecionados 12 universitários, aprovados em uma avaliação técnica específica após quatro semanas de treinamento em temas ligados à inovação. Cada estudante receberá uma bolsa mensal até o final do projeto. Neste período, eles terão aulas sobre Metaverso, Low Code com Hiperautomação/IA e Gestão de Negócios, que serão ministradas por funcionários do banco, professores contratados e líderes de startups parceiras da iniciativa.
“Essa é mais uma ação do projeto de transformação digital do Banese, para que o banco se mantenha competitivo frente à realidade atual do mercado financeiro e ao comportamento de um consumidor cada vez mais digital. Então, além das mudanças organizacionais que estão sendo realizadas, precisamos que o ecossistema local cresça conosco. Por isso, estamos investindo também na formação de profissionais e de negócios que possam atender às nossas demandas e das demais empresas do estado”, explica o presidente do Banese, Helom Oliveira.
Participaram da solenidade de inauguração o presidente do Banese, Helom de Oliveira; o diretor de Gestão Estratégica e Tecnologia, Luciano Passos; demais diretores e superintendentes da instituição; o presidente do Conselho de Administração do banco, Guilherme Rebouças, os secretários de estado da Comunicação, Cleon Menezes, e do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles; o reitor da Universidade Tiradentes, Jouberto Uchôa; e os presidentes do Grupo Tiradentes, Luciano Klima, e do TIC, Domingos Machado.
Apoio para o futuro
Ao final do curso, os estudantes apresentarão dois projetos pilotos, um sobre cada tema abordado, com soluções tecnológicas inovadoras para uma necessidade mercadológica. A melhor proposta receberá premiação em dinheiro, que poderá ser utilizada como aporte para desenvolver o projeto, abrir uma startup que poderá ser incubada em hubs parceiros do banco, ou impulsionar a formação dos estudantes idealizadores do trabalho.
As equipes participantes da primeira turma do Banese Labs receberão, ainda, assessoria jurídica e contábil para abertura de empresa; além de obterem auxílio para captar recursos junto a investidores, interligando-os a outras startups ou mesmo sendo incubados em hubs de inovação parceiros do banco, a exemplo do próprio Tiradentes Innovation Center, da AgTech Garage ou demais parceiros.
InovarSE
O diretor do Banese, Luciano Passos, destaca que o InovarSE é um programa de fomento à inovação para todo o estado e conta com uma série de iniciativas para alavancar o desenvolvimento sócio-tecnológico regional, com foco na geração de empreendedorismo, emprego e renda para a população sergipana.
Além criar o Banese Labs, em parceria com o TIC, o banco realiza o Startup Sergipe, que em cooperação com o SergipeTec capacita jovens estudantes de 15 a 19 anos de escolas públicas para desenvolver softwares e aplicativos (apps); além disso, o banco também já articula com o IPTI a participação no projeto CLOC, para ampliar a formação de jovens de 11 a 14 anos do município de Santa Luzia do Itanhy e outras localidades do Sul de Sergipe, na área de empreendedorismo digital.
União de histórias
O presidente do Tiradentes Innovation Center, professor Domingos Machado, ressalta que a história do Banese e do Grupo Tiradentes tem diversas semelhanças em suas trajetórias de empresas genuinamente sergipana que se expandiram e, por isso, essa sinergia é fundamental para fomentar a cultura da criatividade no estado. “Assim como o TIC, o Banese tem feito a diferença no fortalecimento do ecossistema de inovação de Sergipe”, salienta.
Para o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, programas como o InovarSE trazem novas oportunidades para a população e as empresas sergipanas, além de possibilitar que o estado trilhe o caminho do futuro, através da inovação tecnológica, para continuar gerando emprego, renda e bem-estar para todos.
+ Agro
O Banese também é parceiro do AgTech Garage, um dos maiores hubs em inovação no agronegócio das Américas, e disponibiliza para os produtores rurais sergipanos as soluções e tecnologias ofertadas pelas mais de 900 startups que integram o hub, com a possibilidade de financiar projetos de investimento produtivo.
Através desta parceria, a instituição trouxe para Sergipe a Ignitia, uma solução sueca de previsão climática criada por dois engenheiros da NASA e que tem alta precisão por funcionar com base em Analytics e Inteligência Artificial. A tecnologia já está presente em mais de 2,5 milhões de fazendas na África e, mais recentemente, no Brasil.