O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, revogou hoje, 30, os decretos que permitiam a abertura de uma parte do comércio. Isso porque houve um aumento de 32% no número de casos confirmados de covid-19 no Estado em menos de 24 horas. E 12 pessoas já morreram vítimas da doença.
Segundo Belivaldo, “a revelação de aumento de casos por testagem, e não por flexibilização, pode impactar nessas atividades com o trânsito de pessoas em estabelecimentos restritos, de forma que, por precaução e prevenção, optamos por rever as medidas até melhorar o diagnóstico do quadro”.
Belivaldo lembrou que “o planejamento foi realizado de forma técnica, levando em consideração as atividades comerciais e riscos epidemiológicos, ao autorizar aquelas não propícias ao aumento de propagação”.
Com isso, continuam fechadas imobiliárias, concessionárias de veículos, escritórios de arquitetura, lojas de tecidos e armarinhos. Além disso, setores que estavam previstos para abertura a partir deste sábado, 2 de maio, e de segunda-feira, dia 4, também não poderão voltar a funcionar, a exemplo das lojas de cosméticos e perfumaria, relojoarias e lojas de joias, além das lojas de móveis, colchões e eletrodomésticos.
Os casos da doença seguem aumentando. O último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgado, ontem à noite, mostrou 337 casos confirmados em Sergipe, com 12 mortes. Hoje pela manhã, a Prefeitura Municipal de Porto da Folha informou a morte de uma idosa de 68 anos, que tinha hipertensão e diabetes.