Sem dúvidas, a Black Friday é considerada hoje uma das datas mais importantes no calendário anual dos varejistas.
Um momento em que marcas de todos os setores podem aumentar a conscientização e o engajamento dos clientes com a mesma e, consequentemente, impulsionar suas vendas.
Considerada por muitos como o início da temporada de férias, a Black Friday é a oportunidade ideal para divulgar produtos e serviços ao público preterido e melhorar seu posicionamento nos canais de mídia social.
No ano passado (2020), tivemos todos que superar os desafios e atravessar os momentos ruins decorrentes da pandemia da COVID-19, no entanto, houve um aumento nas compras no final do ano, devido ao Black Friday.
Muitos consumidores ainda estão se adaptando a essa nova maneira de comprar produtos e contratar serviços pela internet.
Embora a Black Friday seja de fato um período no qual todos buscam se destacar e aumentar suas vendas, é importante analisar os cenários e o mercado em que sua marca está inserida, para não se tornar algo saturado, em outras palavras, o “mais do mesmo”.
Para que sua marca se torne real e seja lembrada pelo público nesta Black Friday, é essencial atender às necessidades de seus clientes de uma forma autêntica e original.
Oferecer uma oferta ou desconto e esperar as coisas acontecerem neste período da Black Friday só irá provar que sua marca é como as outras.
Para se destacar nesse período, você deve pensar não só no aumento de vendas, e sim, no crescimento de uma base de fãs, que futuramente irá defender e promover a sua marca.
Ao lidar com as tendências emergentes do mercado, você pode aproveitar os canais certos ou pontos de contato a seu favor.
Aqui vamos explorar algumas tendências essenciais da Black Friday, ao mesmo tempo em que oferecemos dicas práticas de estratégias de marketing visando aumentar a consideração do público pela sua marca.
Você sabia? 52% dos consumidores dizem que os programas de fidelidade são uma das principais razões pelas quais escolhem determinadas marcas.
A fidelização de clientes através de um programa ou clube de benefícios, possui grande força promocional. Tais programas dão aos consumidores um nível percebido de valor pessoal que pode transformar um comprador único em um defensor da marca.
Você pode criar uma página de inscrição ou até mesmo enviar convites no WhatsApp – incentivando os consumidores a se comprometerem a ter acesso antecipado às promoções da Black Friday. Isso aumentará a expectativa do seu público antes do grande dia.
Essa abordagem não só garantirá que você ganhe um bom número de vendas, mas com a quantidade de novos clientes nesse novo esquema de fidelidade, você aumentará o engajamento durante suas campanhas de marketing no Natal e Ano Novo.
E o melhor, um excelente retorno sobre o investimento (ROI).
Quando você estiver enviando seu convite de participação ao programa de fidelidade Black Friday, seja o mais autêntico possível, enquanto destaca algumas de suas melhores ofertas ou vantagens. Isso incentivará mais pessoas a se inscreverem.
Para desenvolver uma campanha temática que se destaque, você deve se concentrar no seu canal de marketing mais forte e na entrega de um um gancho forte que causará impacto no seu público.
Se você é uma marca de produtos sustentáveis, por exemplo, você pode usar o COP-26 2021 para criar anúncios de mídia social ou selecionar produtos da Black Friday com base nas principais notícias ou tópicos da conferência. Ou, se você vender produtos para prática de esportes em geral, seu tema de campanha da Black Friday (ou gancho) pode aprimorar o poder da individualidade — oferecendo uma consulta gratuita de treinadores e desconto de compra para aqueles que procuram aumentar seus esforços na academia e em outras atividades.
Em vez de complicar demais as coisas, você deve se concentrar em um ou dois de seus canais mais engajados e se concentrar em chamar atenção do público com um conceito ou tema em vez de depender apenas de descontos para ajudá-lo a atrair clientes fissurados em uma Black Friday.
Aproveite para avaliar suas personas. Veja os produtos mais populares do seu nicho e conecte os clientes com mensagens e imagens que chamem sua atenção ao destacar suas ofertas ou descontos com chamadas fortes para ações (CTAs).
Agora que você sabe como se destacar nesta Black Friday, você deve estar ansioso (a) para começar seu planejamento.
Para uma dose a mais de inspiração, aqui estão algumas dicas bônus:
Para reduzir dor de cabeça ou ser mais uma marca no mercado fazendo promoções de Black Friday, considere as necessidades específicas de seus clientes e entregue conteúdo que ofereça mais do que uma oferta ou desconto, isso aumentará suas chances de ficar à frente dos seus concorrentes.
Envolva seus clientes com essas abordagens autênticas e você desfrutará de um aumento no valor percebido da sua marca e fidelização de clientes a longo prazo!
Então, o que achou desse assunto? Já utilizou alguma vez o desconto na época do Black Friday?
Você pode opinar sobre esse tema, ou sugerir quais assuntos que deveríamos abordar aqui na coluna ‘Marketing Descomplicado’.
Um forte abraço!
(*) Consultor de Marketing Digital e idealizador do Me Ajuda Cleo, natural da cidade de Aracaju – Sergipe, amante da música, de um bom café, daquela reunião com boas companhias e apaixonado por belezas naturais e pela vida.
** Esse texto é de responsabilidade exclusiva do autor. Não reflete, necessariamente, a opinião do Só Sergipe.
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