O outono em Sergipe terá altas temperaturas e chuva normal acima da média no litoral. A nova estação começa nesta quarta-feira, 20, às 0h06, e segue até o dia 21 de junho, às 17h51.
Conforme levantamento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), por meio da Gerência de Meteorologia e Mudança do Clima, parte das instabilidades são provocadas pelo fenômeno climático El Niño, que atua fortemente sobre as regiões Norte e Nordeste do Brasil.
A metereologista da Semac, Wanda Tathyana de Castro Silva, explica que o El Niño está atuando de forma moderada no momento. “O fenômeno deve entrar na neutralidade climática agora no outono, causando aumento das chuvas no Nordeste, por conta também do oceano que está muito quente, favorecendo as instabilidades e sistemas meteorológicos no estado, gerando chuvas expressivas”, salientou.
De acordo com previsão climática, os meses de abril, maio e junho no Nordeste são considerados chuvosos no norte, com totais pluviométricos que correspondem a quase metade da precipitação média anual. Os modelos de previsão climática sazonal já sinalizam para condições de neutralidade em relação ao fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS) nos meses subsequentes, com até 60% de probabilidade de estabelecimento da condição de La Nina a partir do segundo semestre de 2024.
Ainda conforme o boletim, elaborado pelos estados do Nordeste, a temperatura do ar deve continuar acima dos valores médios históricos como um todo, lembrando que o trimestre abril-maio-junho já experimenta um gradual declínio das temperaturas na transição entre as estações de outono e inverno para o hemisfério sul.
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) le morreu no último dia 3 de…
A expansão do gás natural canalizado, liderada pelo Governo do Estado de Sergipe, continua…
Aracaju vive um momento de transformação histórica com o programa “Aracaju Cidade do Futuro”, que…
A Energisa Sergipe foi reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar em…
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…