Negócios

Camex zera imposto de importação para 628 máquinas industriais

Compartilhe:

O Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior decidiu zerar, até 31 de dezembro de 2025, o imposto de importação de 628 máquinas e equipamentos. Cerca de 80% dos bens não são produzidos no Brasil.

De acordo com a Camex, a redução tarifária irá possibilitar que empresas importem bens avaliados em mais de US$ 800 milhões. Dos 40 setores da economia a serem beneficiados, estão metalurgia, eletricidades e gás, automóveis, celulose e papel.

A maioria dos produtos é proveniente dos Estados Unidos, da China, da Alemanha e da Itália.

Dos 628 equipamentos que terão imposto de importação zerado, 564 são industriais com fabricação no exterior e 64 de informática e telecomunicações.

Cápsulas de gelatina e concentrado de proteína

O comitê aprovou ainda medida antidumping para cápsulas de gelatina usadas na ingestão de remédios e suplementos. Desta forma, o insumo, que é importado do México e dos Estados Unidos, passará a ser sobretaxado para evitar prejuízo à indústria nacional.

“Após uma investigação realizada pelas autoridades brasileiras do Departamento de Defesa Comercial (Decom) da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC, foi verificada existência de dumping, considerada uma prática desleal de comércio”, aponta nota da Camex.

A medida terá duração de cinco anos para o insumo, comumente usado em farmácias de manipulação, suplementos alimentares e produtos veterinários

Em relação à concentrados de proteínas, o Gecex excluiu o produto da Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum do Mercosul (Letec), depois de verificar-se a capacidade de produção no país.

“Segundo a Camex, a inclusão deste produto na Letec com alíquota de 0% causou prejuízos à indústria doméstica e, por isso, agora retorna para a tarifa consolidada no Mercosul (11,2%). Isso permitirá ao setor produtivo concorrer em maior igualdade de condições de preço e continuar investindo no aumento da capacidade produtiva e geração de emprego e renda no país”.

Os concentrados estão presentes em proteínas de soja, consumidas por esportistas.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Freelancer ou empreendedor? Os desafios e escolhas de uma nova geração de profissionais

  Por Thiago Santos (*)   ra manhã de terça-feira quando Paulo Cesar Santana, jornalista…

5 horas atrás

Escritor Antônio Camilo é eleito para a Academia Sergipana de Letras

  A Academia Sergipana de Letras (ASL) realizou  na tarde desta segunda-feira, 7, uma eleição…

6 horas atrás

EUA vão taxar produtos da China em 104% a partir desta quarta

  A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, confirmou nesta terça-feira (8) que…

7 horas atrás

Criatividade em crise? O futuro dos Designers em tempos de Inteligência Artificial

  Por Cleomir Santos (*)   cada nova atualização das ferramentas de inteligência artificial, uma…

9 horas atrás

Com avanço do desmatamento, Ministério Público lança força-tarefa para proteger a caatinga

  Com o objetivo de fortalecer a proteção e recuperação da vegetação nativa e da…

10 horas atrás

Encontro com o Divino: A comunicação entre Religiões e seus Fiéis

  Por Diego da Costa (*)   vasto tecido das religiões mundiais tece uma rica…

11 horas atrás