Pelo menos 34 bares e restaurantes de Aracaju estão inscritos na campanha “Brinde do Bem”, promovido pelo Grupo Heineken em todo o Brasil, para auxiliar estes estabelecimentos a manter emprego, pagamentos e salários em dia. Para o presidente da Abrasel Sergipe, Augusto Carvalho, a iniciativa é excelente. “Tudo que é para ajudar neste momento é muito bem-vindo”, ressaltou. “Já basta os que estão atrapalhando”, alfinetou.
Esta semana, em entrevista ao Só Sergipe, Augusto afirmou que 80 a 100 bares e restaurantes em Aracaju podem fechar as portas até o final do mês, demitindo cerca de 1.200 trabalhadores. A campanha do Grupo Heineken é, justamente, ajudar para que fechamento de empresas e demissões não ocorram, não só em Sergipe, mas em todo o país.
O Restaurante Don Rafael, no bairro Grageru, é um dos que participa da campanha. O empresário Orlando Filho, um dos donos do empreendimento, fez o cadastro na semana passada e diz que “rapidamente temos essas doações”. E, claro, não deixa de elogiar a clientela; “o público do Don é o melhor e bem amigo”.
Não tem sido fácil para o empresário sobreviver neste momento de pandemia. “Está sendo um pouco difícil, principalmente por haver muito desgaste para as adaptações necessárias para o serviço de entrega. O faturamento na empresa caiu 75% e isso foi muito cruel”, lamenta.
Por conta da pandemia, os funcionários foram para casa. “Estamos nós, os donos. Eu, com a parte administrativa, o chef Carlos André, e meu tio, Pedro Rafael, que trata da parte social e é líder do projeto. Estamos trabalhando três vezes mais, o que é bem exaustivo”, diz. O Don Rafael tem um ano de inaugurado.
No município de Itabaiana, Rafael Passos, dono do Submarino Espetinho, ainda não conseguiu arrecadar nada na campanha da Heineken, mas não desiste. O empreendimento, ao lado do Shopping Peixoto, foi aberto três meses antes da pandemia chegar ao Brasil. Na semana, ele vendia, em média, 400 a 500 espetinhos de todos os tipos. No final de semana, chegava a 250. Atualmente, fazendo delivery, as vendas caíram um pouco.
Para participar da campanha “Brinde do Bem” é simples. O consumidor poderá escolher um estabelecimento da sua preferência e contribuir com os valores predefinidos na página: R$ 25; R$ 50; R$ 75 e R$ 100. A contribuição do consumidor será revertida em consumação, que poderá ser resgatada no bar escolhido, assim que as atividades forem normalizadas.
Para ver a relação dos bares de Aracaju que participam da campanha, vá até o link https://brindedobem.abacashi.com/public , procure Sergipe e verifique.
O Grupo Heineken irá dobrar os valores computados no site do movimento, no período de 3 de abril até 31 de maio de 2020. A Companhia também convida outras empresas para participarem da iniciativa e apoiar o setor nesse momento difícil.
Para participar do movimento, os donos de bares de todo o Brasil devem entrar na plataforma de crowdfunding desenvolvida em parceria com o Abacashi (http://www.brindedobem.com), preencher o cadastro e criar gratuitamente uma campanha de arrecadação para seu bar.
Banco do Estado de Sergipe (Banese) segue uma trajetória de crescimento. Os números divulgados…
Por Gilberto Costa-Silva (*) 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da…
Por Juliano César Souto (*) Brasil enfrenta um desafio estrutural que vai além…
Por Léo Mittaraquis (*) Para os diamantinos próceres Marcos Almeida, Marcus Éverson e…
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) tema do presente artigo foi inspirado na…
O Banese apresentou um lucro líquido ajustado de R$ 106,1 milhões nos nove primeiros…