O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Osório de Araújo Ramos Filho, disse, hoje, 29, “que nenhum candidato – a prefeito ou vereador – deixará de participar das eleições do próximo domingo, 2, mesmo que tenham impugnação que ainda dependem de julgamento definitivo do TRE e depois do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”. Ele garantiu que todos os prazos dos julgamentos dos candidatos “estão sendo cumpridos religiosamente, sem atrasos”, pois estão ocorrendo sessões todas as tardes e há uma prevista para sábado, 1º de outubro. O desembargador não citou quantos candidatos estão com processo de impugnação.
Osório Ramos destacou, ainda, que o TRE está atento a denúncias de crimes eleitorais, notadamente, a compra de voto. “Estamos atuando quando a denúncia chega ao nosso conhecimento”, assegurou. Ele considerou que a propaganda eleitoral está sendo bem avaliada e os recursos foram julgados, pela primeira vez, na Justiça Eleitoral. Somente na quarta-feira à tarde, foram julgados 38 processos de casos que, rotineiramente, a Corte tem se debruçado: recursos de candidatos que têm dúvidas quanto a alfabetização, filiação partidária, domicílio eleitoral, regras básicas para que as pessoas possam disputar os cargos eletivos.
Alerta – O presidente do TRE acredita que as eleições domingo ocorrerão na mais absoluta tranquilidade, mas ressaltou que se, “em algum momento houver atos de violência ou ilicitudes eleitorais, as forças de segurança estão devidamente preparadas para fazer a repressão na forma da lei”.
Ele avalia que o pleito tem transcorrido de maneira regular em Sergipe, “dentro das expectativas. Há um clima de tranquilidade em todo Estado e a gente espera que esse clima se perpetue até o dia das eleições. Nós não temos histórico de violência em termos de eleições gerais e municipais”. Mesmo assim, ele ressalta, “houve a solicitação das tropas federais, que estarão em 12 cidades, para dar mais tranquilidade ao pleito”.
Osório Ramos disse que o resultado das eleições, em todo Estado, será conhecido antes da meia noite do domingo. “O uso das urnas eletrônicas, além de oferecer segurança para a computação dos votos, permite uma agilidade muito grande”, ressaltou. Ele assegurou que o TRE está preparado para qualquer problema – como queda de energia ou defeitos em urnas. A maioria das urnas já foi distribuída no interior do Estado, restando apenas fazê-lo nas três zonas eleitorais de Aracaju, que ocorrerá no sábado.
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…