Trata-se do empresário Carlos Elpídio Prado, que atualmente é o diretor de marketing da Ancev. Ele atua no segmento há cinco anos, com a Job Connect Coworking, e que agora se associou à Spazio Valore. Referência no setor, Carlos Elpídio diz que “os escritórios compartilhados – como devem ser entendidos – são as estruturas físicas que compreendem a recepção, sala de reunião, sala privativa, sala de treinamento, auditório, copa, lounge”.
Mas essa definição ainda é pouca. “Os nossos escritórios são propulsores de negócios, esse é o nosso DNA”, complementa Carlos Elpídio que, tanto como empresário do ramo como dirigente da Ancev, tem apoiado as empresas e o poder público.
“O setor público, até pouco tempo, tinha um entendimento equivocado do que realmente somos e como funcionamos. E percebi, inclusive, que alguns donos de espaços compartilhados também se sentiam perdidos em uma questão ou outra referente ao próprio negócio”, afirmou Carlos Elpídio.
De acordo com Carlos Elpídio, “criamos um ambiente de negócio em constante evolução que vai trazer mais segurança a todos, seja para o founder inseguro (dono do escritório compartilhado) – que poderá contar com a minha experiência ou dos demais para auxiliar no negócio e reduzir etapas – , quanto para os órgãos públicos que agora podem contar comigo para ajudá-los a entender como funciona o ecossistema, minimizando o impacto em algumas ações por falta de conhecimento”.
Além de diretor de marketing da Ancev, Carlos foi convidado pela Federacão do Comércio de Sergipe, Fecomércio, para integrar a Câmara de Serviços e pretende iniciar uma discussão nacional sobre o ecossistema de coworking.
Carlos Elpídio, 46 anos, é publicitário, especialista em design e sistemas para internet. Recentemente, ele foi convidado a produzir um artigo para o livro Empreender: Casos que inspiram, contando sua história empreendedora para inspirar pessoas ao empreendedorismo que foi lançado na versão digital, em Portugal, na II Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania ( CIEECi ) 2022.
Entenda o que é e como funciona o Coworking e Escritório Virtual através do bate-papo do Só Sergipe com Carlos Elpídio Prado.
SÓ SERGIPE – Como foi o surgimento em Sergipe dos escritórios de coworking, um ecossistema que está se popularizando no Brasil?
CARLOS ELPÍDIO PRADO – Em Aracaju, mais especificamente, surgiu o primeiro ambiente de negócio, há 19 anos, conhecido até hoje como Portal Escritório Virtual. Com o intuito de fornecer os serviços de domicílio fiscal e um local onde os empreendedores/empresários pudessem compartilhar e “chamar de seu”. O Rosivaldo, fundador da Portal, conseguiu vários feitos enquanto persistente na consolidação do setor e inclusive teve sua participação na Lei Complementar nº 90, de dezembro de 2009, que regulamenta os escritórios virtuais em Aracaju. Hoje estamos juntos auxiliando na construção de uma nova lei municipal que trará para uma realidade mais atualizada sobre como funciona o seguimento e suas variações.
Os escritórios compartilhados – como devem ser entendidos – são as estruturas físicas que compreendem recepção, sala de reunião, sala privativa, sala de treinamento, auditório, copa, lounge. Nesses locais existem os serviços que são para atender as necessidades dos clientes que compartilham desta estrutura completa. Assim, surgem os serviços de “escritório virtual” que sua principal derivação é o domicílio fiscal; e outro serviço muito difundido, que virou moda após a pandemia, é o “coworking”, um ambiente com mesas compartilhadas, por assim dizer.
SÓ SERGIPE – Depois de mais de 20 anos atuando no Jornal da Cidade, o senhor foi para o mercado de coworking, fundando a JOB Connect. Passados cinco anos da fundação da sua empresa, como o senhor avalia este mercado atualmente?
CARLOS ELPÍDIO PRADO – Sim. Uma época que me marcou e ensinou muito na passagem pelo Jornal da Cidade. Tive muitos professores que me deram lições para minha profissão e para a vida que nenhuma universidade faria melhor. Muitas amizades e networking com grandes profissionais. Toda essa experiência me fez enxergar, no ambiente de escritórios compartilhados, conhecidos popularmente como “escritórios virtuais” ou “coworkings”, uma continuidade deste ambiente de troca de experiências, networking e crescimento.
Assim, surgiu a Job Connect em 16 de janeiro de 2018. A empresa surgiu com o propósito de dar oportunidade aos empreendedores de começarem a construir sua vida profissional com um investimento mais justo e com menos burocracia. Outra vertente foi a linha educacional que abraço forte, pois também já fui professor e trago em meu coração a vontade de espalhar o conhecimento.
Diante disso, confirmo que é um setor em crescimento, com muita estrada pela frente e muito a trazer de valor à sociedade empresarial ou mesmo para aqueles que são empreendedores no sentido pleno da palavra, um indivíduo que sabe aonde quer chegar.
SÓ SERGIPE – A fusão de grandes empresas é algo comum no mercado. A Job Connect e Spazio Valore, que também atua no segmento coworking, estão juntas. Essa fusão já está valendo?
CARLOS ELPÍDIO PRADO – Sim. É uma honra informar ao mercado sergipano que as nossas empresas estão juntas a partir de agora e com bastante novidade para o ano de 2023.
SÓ SERGIPE – O que levou a Job e a Valore se unirem?
CARLOS ELPÍDIO PRADO – O que nos fez somar nossas forças foi termos o mesmo objetivo, trazer para o mercado sergipano não uma empresa que visa apenas lucro, mas sim o crescimento de seus clientes reduzindo burocracia e proporcionando uma relação custo-benefício extremante justa para o seu desenvolvimento.
SÓ SERGIPE – Qual a principal vantagem da fusão para estas duas empresas? E para os clientes de ambas?
CARLOS ELPÍDIO PRADO – A principal vantagem é a ampliação da capacidade de atendimento ao nosso público. Seja na melhoria dos serviços, disponibilidade ampliada, possibilidade de ser um ambiente 24 horas, como também melhoria do networking, construção de uma comunidade viva e próspera onde o conhecimento e o investimento mais justos darão o impulso necessário para empresas que estão iniciando ou mesmo que procuram um ambiente saudável de crescimento. O objetivo é facilitar a vida do empreendedor. É empreender de forma simples!
SÓ SERGIPE – Que serviços os escritórios compartilhados oferecem? Há um diferencial, um plus, para quem optar pela Valore?
CARLOS ELPÍDIO – Os escritórios compartilhados possuem dois serviços chaves conhecidos como: escritório virtual e coworking. Dentro destes principais serviços podemos destacar outros que ampliam o nosso portfólio, como: domicílio fiscal, gestão de correspondências, uso de salas de reuniões, salas privativas, salas de treinamento, espaço de coworking (que são ambientes com mesas compartilhadas por segmentos diferentes).
A Valore Spazio Innovare, unidade Inácio Barbosa, possui um diferencial bem atraente que é uma estrutura com funcionamento 24h, 7 dias por semana – somos o primeiro do segmento a disponibilizar esse serviço aqui no Estado. Além disso, acredito muito na sinergia de cada cliente com o local onde vai escolher para produzir suas demandas de trabalho. Com o trabalho híbrido surgindo pós-pandemia, devemos nos sentir bem onde formos. Agora passaremos a adotar o nome Valore e para tanto, queremos agregar valor ao seu desenvolvimento pessoal e profissional, queremos tornar sua vida mais simples. Queremos que entenda que terá um espaço dedicado ao seu crescimento com toda a infraestrutura necessária para isso e sempre pensando nos melhoramentos para alcançarmos a excelência em nossos serviços.
SÓ SERGIPE – Durante a pandemia da Covid-19, as pessoas tiveram que ficar em casa para se proteger do vírus. Naquele período os escritórios de coworking tiveram queda na receita?
CARLOS ELPÍDIO PRADO – Evidente que com esse período todos os escritórios compartilhados tiveram perdas significativas. No caso da Job Connect, chegamos a ter uma redução de 70% da receita e ainda uma inadimplência alta. Tivemos de entender o lado de nossos clientes. Fortalecemos também nossos laços, mas, também perdemos clientes e amigos para a Covid-19. No entanto, aprendemos muito também. Crescemos e melhoramos, encontramos novas soluções e a busca por melhores práticas e benefícios para nossos clientes foram um dos fatores que motivaram a fusão.
SÓ SERGIPE – Digamos que a pandemia antecipou o trabalho em casa. Como tem sido a estratégia dos escritórios de coworking para trazer esse público de volta?
CARLOS ELPÍDIO PRADO – Os escritórios que enxergaram o retorno e como o mercado passou a se comportar com a referência de teletrabalho e o formato híbrido (aquele onde o colaborador fica alternando entre a empresa, home office e um coworking) criaram serviços mais flexíveis a fim de adequar a esta nova realidade.
Ao optar por um coworking, o indivíduo tem liberdade para procurar um espaço próximo à sua casa, o que proporciona a possibilidade de menos estresse com trânsito por exemplo, e isso ainda pode gerar mais tempo com a sua família uma vez que reduz o tempo de deslocamento.
O ambiente compartilhado proporciona maior concentração e consequentemente maior produtividade se comparado ao ambiente de home office, além do network, que também proporciona maior qualidade de vida, pois somos seres essencialmente sociáveis, necessitamos de contato uns com os outros.
Então, se o empreendedor tiver receio de abrir seu negócio por conta de custos elevados, procure um escritório compartilhado e conheça uma forma simples, de pouca burocracia e de baixo investimento para iniciar o seu negócio.
SÓ SERGIPE – Quantas empresas de coworking existem em Sergipe?
CARLOS ELPÍDIO PRADO – Acredito que mais de 50 empresas. A prefeitura de Aracaju está empenhada em nos ajudar a organizar o segmento, e juntos fomentarmos a liberdade econômica no município. Com esta reestruturação será possível identificar melhor o número de escritórios. Os nossos escritórios são propulsores de negócios, esse é o nosso DNA e consequentemente somos parceiros dos órgãos públicos para ajudar a todos os empresários.
SÓ SERGIPE – Devido à sua expertise, o senhor hoje é uma referência no setor de coworking, inclusive, orientando empresários e o setor público. Quais são as dúvidas destes dois segmentos? Como é o seu relacionamento com eles?
CARLOS ELPÍDIO PRADO – Em 2019, alguns fundadores de escritórios compartilhados, foram convidados pelo Rosivaldo para que nos reuníssemos na Unit em seu maravilhoso espaço chamado Tiradentes Innovation Center. Nesse encontro alguns de nós conhecemos a Ancev e demos início a uma discussão sobre uma nova lei municipal que teve como base uma lei federal que seguiu para aprovação. A partir desse dia, criamos um grupo no WhatsApp que veio crescendo como comunidade.
O setor público, até pouco tempo, tinha um entendimento equivocado do que realmente somos e como funcionamos. E percebi, inclusive, que alguns donos de espaços compartilhados também se sentiam perdidos em uma questão ou outra referente ao próprio negócio.
Eu acabei puxando as discussões, apresentando clientes que eu não conseguia absorver para outros escritórios e fui chamado particularmente por alguns que indagavam: “cara, como você passa clientes para os outros?”. E eu sempre respondia: “não vou abraçar o mundo sozinho e nem deixarei meu lead ou mesmo cliente largado, sozinho. Levarei para aquele escritório que sei que atenderá tão bem quanto eu ou lhe darei opções para escolha”. Desse modo, fui criando uma confiança no grupo e conversamos muito sobre vários assuntos. Criamos reuniões periódicas que nos ajudam a levantar pontos cruciais do negócio para acharmos soluções comuns para todos em Sergipe. Em âmbito nacional para os que fazem parte da Ancev, temos um grupo onde os CEOs dos maiores players do mercado mundial e no Brasil com mais de 26 anos de experiência e com o objetivo de compartilhar estas experiências.
Assim, criamos um ambiente de negócio em constante evolução que vai trazer mais segurança a todos, seja para o founder inseguro (dono do escritório compartilhado) – que poderá contar com a minha experiência e dos demais para auxiliar no negócio e reduzir etapas -, quanto para os órgãos públicos que agora podem contar comigo para ajudá-los a entender como funciona o ecossistema minimizando o impacto em algumas ações por falta de conhecimento.
SÓ SERGIPE – Outro fato, também importante, é que o senhor foi convidado e assumiu à diretoria de marketing da Ancev (Associação Nacional de Coworking e Escritório Virtual). O senhor poderia detalhar, por gentileza, como é o seu trabalho junto a esta entidade?
CARLOS ELPÍDIO PRADO – Em agosto deste ano, o nosso presidente Douglas, founder da JBC Coworking, de Jaraguá do Sul/SC, me fez esse convite, o que me deixou realmente surpreso. Mas, acredito que o trabalho junto aos coworkings aqui da cidade, as interações no grupo da Ancev, além das discussões sobre as leis e como podemos melhorar o ecossistema junto à diretoria acendeu uma lampadazinha por lá. Assim, quando houve uma oportunidade de alteração na diretoria da associação ele me chamou para participar.
Quanto à minha participação como diretor de marketing é auxiliar na divulgação da associação, mostrar para os coworkings quais as vantagens de estar conosco e expandir o número de associados no Brasil ou no exterior. Mas, temos uma diretoria engajada e envolvida com o sucesso de todos que assimilaram o conceito de colaboração e compartilhamento, e fazemos isso com toda satisfação do mundo. Compartilhamos nossas experiências, criamos parcerias, fazemos networking e quando conseguimos, tomamos um bom cafezinho ou uma cervejinha juntos, presencialmente, como nos encontros Ancev OnTheRoad. O próximo será agora em novembro, em Manaus.
SÓ SERGIPE – Quais são os seus planos nesta diretoria nacional? Já tem metas a serem cumpridas?
CARLOS ELPÍDIO PRADO – Os planos são os de melhorar a experiência dos associados; acelerar o crescimento deles com conteúdo, parcerias, exemplos de contratos, apoio jurídico, leis municipais, estaduais e federais, no qual um escritório sozinho não teria força. Juntos conseguimos.
Com a meta de ampliar a quantidade de players do mercado que sejam íntegros e que estejam dispostos a ter um sentimento de pertencimento do mundo colaborativo estamos de vento em popa. Tivemos nos últimos 2 anos um crescimento superior a 250%.
Criar ações de educação de mercado para que o público possa conhecer e saber que os escritórios compartilhados no Brasil podem ser um local para instalarem suas pessoas jurídicas e terem um endereço comercial que melhor lhe agrada ou que faz sentido para o seu projeto.
SÓ SERGIPE – Ao cuidar do marketing da Ancev, o senhor, obrigatoriamente, tem contato com representantes de escritórios de todo o país?
CARLOS ELPÍDIO PRADO – Sim. Não somente eu, como diretor de marketing, mas qualquer associado possui acesso direto a todos os founders. No entanto, agora sou um representante em Sergipe desta instituição que faz parte do meu dia a dia. Agora deixo de representar apenas uma empresa e passo a representar um ecossistema.
SÓ SERGIPE – E sua indicação para a Câmara de Serviços da Fecomércio? Qual será o seu papel junto a essa instituição?
CARLOS ELPÍDIO PRADO – Na Fecomércio, fomos convidados para uma reunião para falarmos sobre o segmento para os demais integrantes da Câmara de Serviços. Através da presidente Laura Figueiredo, à época, ao tomar conhecimento que participávamos da Ancev, fez a solicitação à presidência da associação para indicar 2 nomes e assim acabei tendo a honra de estar fazendo parte dessa referida câmara, junto com o Rosivaldo.
Assim que começarmos os entendimentos, queremos criar uma discussão nacional sobre o ecossistema para que o conhecimento sobre o setor e suas possibilidades possam ampliar a formação de opinião diante do público em geral, empresários e entidades públicas. E assim possibilitar uma integração e uma padronização nacional para apoio à construção das leis em todas as esferas.
SÓ SERGIPE – Como foi a experiência de ter um pouco de sua história contada no livro ‘Empreender: Casos que inspiram’ lançado em Portugal?
CARLOS ELPÍDIO PRADO – Foi incrível. Eu fui pego de surpresa, pois nunca imaginei ter minha história publicada em um livro, menos ainda em âmbito internacional. Então foi uma experiência muito gratificante servir como inspiração. Pude contar ao mundo um pouco da minha trajetória profissional, como tudo começou nessa área de tecnologia, aos 10 anos, desenvolvendo programas para computador ainda sem muitos recursos, o meu ingresso na faculdade, o meu crescimento atuando dentro do Jornal da Cidade, os obstáculos até iniciar a Job Connect e o sucesso até essa fusão com a Valore.
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