Por Silvio Farias (*)
Criada em 1971 por um grupo de 60 viticultores com o objetivo de produzir e comercializar vinho, a partir da uva de um grupo de viticultores da região. Contando hoje com cerca de 800 associados, a que correspondem a mais de 3.000 hectares de vinha, tem construído, ao longo destes anos de história, vinhos e azeites de qualidade CARMIM, os quais passaram a ser sinônimo de excelência.
A empresa lidera o mercado nacional no segmento dos vinhos de qualidade. Possui atualmente cerca de 800 associados e produz 74 referências de vinhos: dos brancos aos tintos, dos jovens aos reservas, passando pelos licorosos, rosé e espumantes.
Também produz aguardente e azeites de reconhecida qualidade. Os vinhos da CARMIM têm sido distinguidos com mais de 600 prêmios em vários concursos nacionais e internacionais.
Matéria-prima de qualidade, oriunda de uma região de denominação de origem, é uma das mais valiosas desta Cooperativa. A par do capital humano e de um complexo agroindustrial de 8 hectares, onde se destacam as adegas, uma para vinhos regionais, outra para vinhos DOC e o pavilhão de engarrafamento, dotados da mais alta tecnologia. Aqui podem ser vinificados 1.500.000 quilos de uva por dia, engarrafadas 21.000 garrafas por hora e armazenados até 33 milhões de litros.
A CARMIM é a maior adega do Alentejo e uma das maiores do País, sendo um dos principais motores de desenvolvimento sócio-econômico da região de Reguengos de Monsaraz. Funcionando como suporte essencial para as empresas agrícolas associadas e respectivas famílias.
O misticismo e a nobreza que envolvem o vinho são incomparáveis a outras bebidas criadas pelo ser humano. Assim como são incomparáveis as características que o Alentejo possui para que este néctar dos deuses seja produzido. Se a estas caraterísticas juntarmos o ambiente relaxante e tranquilo do Alentejo profundo, surge o Enoturismo da CARMIM. Um espaço, um conceito, uma marca, o importante é poder desfrutar na nossa companhia, dos nossos vinhos, da Enogastronomia da nossa Região e de todo o meio envolvente de Reguengos de Monsaraz.
Enoturismo CARMIM é uma importante valência da empresa, potenciando um novo fluxo de turismo regional e ao mesmo tempo aproveitando o existente, relacionado com a vila medieval de Monsaraz – que dá nome à mais importante gama de vinhos da CARMIM – e com o Alqueva.
Touriga Nacional é uma renomada variedade de uva vermelha que se destaca como um dos tesouros vínicos de Portugal. Amplamente aclamada por sua qualidade excepcional, é frequentemente considerada a principal uva do país para vinhos tintos. Prosperando no clima quente do Vale do Douro, as uvas Touriga Nacional ostentam uma cor profunda, aromas intensos e taninos robustos.
Esta variedade indígena é um ator-chave na produção de vinhos do Porto, contribuindo para sua estrutura e longevidade. Exibindo um rico espectro de sabores, de frutas escuras e violetas a toques de ervas, a Touriga Nacional encapsula a essência da herança vinícola de Portugal e é um componente vital na criação de vinhos de distinção e caráter. Muitas vezes considerada a melhor uva vermelha de Portugal, conhecida por sua cor profunda, aromas intensos e taninos fortes. É um componente-chave em vinhos do Porto e também é usada em vinhos tintos secos.