Depois de dois anos sem desfilar, devido à pandemia da Covid-19, Os Inocentes, o mais tradicional bloco da Atalaia Nova, na Barra dos Coqueiros, saiu às ruas resgatando uma tradição que completou 20 anos, ontem. “Eu gosto de festa, de Carnaval. Os Inocentes é um bloco de família e amigos que se confraternizam nessa data”, disse Claírton de Santana, fundador do bloco.
Animados por uma bandinha de frevo, os foliões d’Os Inocentes desfilaram pelas principais ruas da Atalaia Nova chamando a atenção dos moradores e turistas. “Essa é a minha primeira vez na Atalaia Nova e estou achando o máximo esse bloco”, disse a turista de Salvador, Estela de Oliveira Mendes. “Eu gosto muito do Carnaval, mas este ano deixei a muvuca de Salvador e vim passar esses dias em Aracaju. Convidada por amigos, estou conhecendo a Atalaia Nova e me encantei com esse bloco”, completou Estela.
O ponto de encontro d’Os Inocentes nestes 20 anos é numa rua de nome bastante sugestivo – Lambança -, justamente onde o fundador Claírton de Santana tem uma casa, adquirida em 2001. “Em 2002 eu vi passar algumas pessoas, sendo que uma delas levava um rádio nas costas, pulando, brincando. Depois eu sonhei com um bloco de Carnaval e decidi fundar um. Até o nome veio em sonho”, contou Claírton bastante orgulhoso.
O professor Wolney de Melo Dias é um dos entusiastas do bloco e reuniu em sua casa, também na rua da Lambança, diversos foliões que compraram a camiseta. “Os Inocentes é o resgate do Carnaval na Atalaia Nova. Estava com saudade dessa festa, que reúne moradores e toda a família. Os Inocentes abre o Carnaval na Barra dos Coqueiros”, frisou Wolney.
“Esse homem é o criador do Carnaval aqui na Atalaia Nova. Acho que sem ele não teríamos essa festa”, conta o médico aposentado Elson Freitas, referindo-se a Claírton de Santana. Elson tem quase todas as camisetas do Bloco Os Inocentes e ontem à tarde, quando o bloco passava em frente à residência de Elson, ele colocou algumas delas na grade.
“No próximo ano, eu pretendo fazer uma exposição com todas as camisas do bloco, desde a sua fundação”, prometeu Elson, que saiu brincando junto com familiares e amigos ao som dos frevos tocados pela bandinha. “Esse é o verdadeiro Carnaval, essa é a essência”, disse.
Os Inocentes vai sair novamente, na terça-feira, a partir das 15 horas, puxada pela bandinha de frevo. Quem quiser curtir, a concentração é na rua da Lambança.
O Carnaval na Barra dos Coqueiros está bastante animado. Confira as atrações de hoje e de amanhã.
SEGUNDA-FEIRA (20/02)
12h – Matheus Freitas
Praia da Costa
14h – Panka 10
Praia da Costa
15h – Odir Caius e Orquestra de frevo
Praia do Jatobá /Saída do cortejo: Bar do Turinga
16h – Edcity
Arrastão Praia da Costa/Atalaia Nova
19h – Art Mania
Atalaia Nova
21h – Banana Nativa
Atalaia Nova
TERÇA-FEIRA (21/02)
12h – Bete Evany
Praia da Costa
14h – Cid Natureza
Praia da Costa
16h – Guig Ghetto
Arrastão Praia da Costa/Atalaia Nova
19h – Quinto Round
Atalaia Nova
21h – Danielzinho Jr
Atalaia Nova
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) le morreu no último dia 3 de…
A expansão do gás natural canalizado, liderada pelo Governo do Estado de Sergipe, continua…
Aracaju vive um momento de transformação histórica com o programa “Aracaju Cidade do Futuro”, que…
A Energisa Sergipe foi reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar em…
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…