Por Silvio Farias (*)
No final do século 19, em 1875 o primeiro imigrante da Famiglia Valduga desembarca no Brasil.
Vindos da cidade de Rovereto, ao norte da Itália, cultivaram os primeiros parreirais no coração do que hoje é o Vale dos Vinhedos, dando assim início ao legado de um dos mais renomados nomes da vitivinicultura brasileira.
Construir a melhor vinícola do Brasil com a ajuda de seus filhos, a tradição foi aliada às mais modernas técnicas para a produção de vinhos finos.
Os investimentos em tecnologia cresceram e o reconhecimento tornou a Casa Valduga uma das vinícolas mais apreciadas do Brasil.
Atual símbolo de excelência, a vinícola familiar continua comandada pelos irmãos Erielso, Juarez e João Valduga, que junto de seus filhos continuam a transmitir a paixão pelo vinho.
A vocação vitivinícola da Família Valduga aflorou no coração do Vale dos Vinhedos, onde há mais de um século era denominado como Via Leopoldina, sendo impulsionados pela vontade de prosperar e extrair do solo o suficiente para se viver com dignidade.
Respeitar o terroir e compreender que cada casta de uva irá se desenvolver de maneira distinta são as raízes que alicerçam o desenvolvimento de uma grande história.
A procura incessante pela verdadeira identidade de cada parcela de solo e seu minucioso estudo, nos estimula a buscarmos os melhores resultados.
A madeira integra-se de maneira simbiótica, marcantes aromas de especiarias, corpo intenso, denotando o clássico caráter do varietal.
Acidez moderada, taninos médios, gerando excelente volume em boca, retrogosto é intenso e persistente.
8 meses em Carvalho Francês e 12 meses em Cave.
Potencial de guarda: 6 a 8 anos
Terroir Cabernet Sauvignon: A vocação vitivinícola da Família Valduga aflorou no coração do Vale dos Vinhedos, onde há mais de um século era denominado como Via Leopoldina, sendo impulsionados pela vontade de prosperar e extrair do solo o suficiente para se viver com dignidade.
Respeitar o terroir e compreender que cada casta de uva irá se desenvolver de maneira distinta são as raízes que alicerçam o desenvolvimento de uma grande história.
A procura incessante pela verdadeira identidade de cada parcela de solo e seu minucioso estudo, nos estimula a buscarmos os melhores resultados.
Compreendendo que a alma do vinho está conectada ao clima, solo, relevo e a constante mudança dos ventos, fez com que a Linha Terroir fosse concebida, valorizando o potencial de cada varietal, cultivados nas principais regiões vitícolas do Rio Grande do Sul.
Localizada no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), a Casa Valduga é reconhecida mundialmente por seu padrão de excelência e pela tradição na elaboração de vinhos e espumantes.
Posicionada entre as dez maiores vinícolas do País, também foi uma das pioneiras no desenvolvimento do enoturismo, com a criação do Complexo Enoturístico Casa Valduga, no Vale dos Vinhedos, onde se iniciou em 1992.
Desde o início de sua trajetória, a Casa Valduga sempre primou pela qualidade.
“Antes de fazer duas garrafas de vinho, faça uma, bem feita.” Dizia o patriarca e fundador, Luiz Valduga, que junto com seus filhos, foi conquistando confiança e estabeleceu importantes parcerias, que possibilitam o crescimento no mercado e, acima de tudo, firmou relações pautadas pelo respeito recíproco.
Por Luciano Correia (*) ano de 2025 começou com novas administrações municipais em…
Na última terça-feira, 7, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) recebeu diretores e representantes…
Com uma expectativa de aumento de 3,6%, o Produto Interno Bruto (PIB) de Sergipe deve…
O Banese publicou no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 8, o edital para o novo…
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), informa que…
Na próxima sexta-feira, 10 de janeiro, às 17h, terá início a 4ª edição da maior…