No blog oficial do Instagram e em um vídeo publicado em sua conta pessoal, o CEO do Instagram, Adam Mosseri, compartilhou atualizações e insights sobre o funcionamento dos algoritmos no Instagram. Essas informações podem nos ajudar a entender melhor como otimizar os resultados e alcançar um maior público nos feeds, stories e reels do aplicativo.
Mosseri demonstra uma preocupação em ser transparente e próximo do público, fornecendo explicações sobre tópicos populares, como shadowbanning, revisão do status de conta, práticas recomendadas para aumentar o público do Instagram e o funcionamento da classificação algorítmica do aplicativo.
O CEO começa sua declaração com um ponto importante que costuma confundir os milhões de usuários do Instagram:
“O Instagram não possui um único algoritmo que controla o que as pessoas veem e não veem no aplicativo. Utilizamos uma variedade de algoritmos, classificadores e processos, cada um com seu próprio propósito. Acreditamos que personalizar a experiência de todos por meio da tecnologia é a melhor maneira de aproveitar ao máximo o tempo das pessoas.”
Mosseri esclarece que cada parte do aplicativo, como Feed, Stories, Explore, Reels e Search, utiliza seu próprio algoritmo adaptado ao modo como as pessoas utilizam cada funcionalidade. Isso permite uma classificação diferenciada e a adição de recursos e controles, como amigos próximos, favoritos e seguidores, para que os usuários possam personalizar ainda mais sua experiência.
O CEO explica como o algoritmo do feed principal funciona:
“Começamos definindo o conjunto de coisas que planejamos classificar em primeiro lugar. No feed, consideramos postagens recentes compartilhadas por pessoas que você segue, bem como postagens de contas que você ainda não segue, mas que acreditamos serem do seu interesse. Determinamos seu interesse com base em vários fatores, incluindo quem você segue, o que você curte e com quem você interage recentemente. Personalizamos a experiência para equilibrar o conteúdo das contas que você segue com o conteúdo de contas que você não segue, mas que pode se interessar.”
Essa declaração revela que o Instagram utiliza cada vez mais a inteligência artificial para personalizar o conteúdo exibido nos feeds. O que é mostrado é baseado no que o Instagram acredita que o usuário possa gostar, juntamente com as atualizações de contas e perfis seguidos pelo usuário.
Mosseri menciona quatro fatores que determinam a classificação no feed principal do Instagram:
Dessa forma, o Instagram procura exibir mais conteúdos com os quais o usuário interage, com base em seu histórico, a fim de personalizar o feed de acordo com suas preferências e incentivar a interação por meio de compartilhamentos, curtidas e comentários. Quanto maior a probabilidade de o usuário realizar essas ações, maior será a posição da postagem no feed.
Os Stories ainda não utilizam recomendações baseadas em inteligência artificial para classificar o conteúdo dos amigos e seguidores. No entanto, a lógica é semelhante a do feed do aplicativo.
Os principais fatores considerados na classificação dos Stories são:
Com base nesses fatores, o Instagram tenta prever a probabilidade de o usuário acessar um determinado Story e, assim, os classifica em ordem de exibição.
Segundo Mosseri, os Reels são projetados para ajudar os usuários a descobrirem coisas novas. Assim como na aba Explorar, a maioria do conteúdo exibido nos Reels é de contas que o usuário não segue. Portanto, o Instagram busca fornecer Reels que possam ser interessantes e relevantes para cada usuário.
Os principais fatores considerados na classificação dos Reels são:
É importante evitar a produção de Reels com marca d’água, baixa resolução e excesso de texto, pois esses fatores podem reduzir o alcance do vídeo.
Por fim, Adam Mosseri fornece algumas dicas de como os usuários podem influenciar o que veem em seu feed, como adicionar contas à lista de Favoritos, responder a pesquisas do Instagram para melhorar as recomendações personalizadas, indicar postagens que não interessam e ocultar proativamente postagens sugeridas.
Com essas informações fornecidas pelo CEO do Instagram, os usuários podem ter uma melhor compreensão de como os algoritmos do Instagram funcionam nos feeds, Stories e Reels, e utilizar essas informações para otimizar seus resultados e alcance de conteúdo na plataforma.
Obrigado por ler esse artigo até o final, e por acompanhar a minha coluna ‘Marketing Descomplicado’.
.
.
(*) Consultor de Marketing Digital , idealizador do Me Ajuda Cleo – Soluções em marketing digital e proprietário da C3 Viagens, natural da cidade de Aracaju – Sergipe, amante da música, de um bom café, daquela reunião com boas companhias e apaixonado por belezas naturais e pela vida.
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…