sábado, 16/11/2024
Cláudio Geriatra concorre ao governo do Estado pela primeira vez

Cláudio Geriatra, candidato a governador de Sergipe, defende maior transparência da administração estadual

Compartilhe:
Pela primeira vez, o médico geriatra, Antônio Cláudio Neves, 54 anos, entra na disputa pelo Governo de Sergipe, pelo Democracia Cristã, partido liderado pelo presidenciável José Maria Eymael.  De acordo com Cláudio Geriatra, nome escolhido por ele para ser conhecido dos eleitores sergipanos, há muito tempo que entidades que representam os aposentados lhe pedem para participar dos movimentos partidários. “Este ano resolvi aceitar a sugestão”, afirmou. E para a candidatura de vice-governadora, o partido escolheu Giovanna Rocha.

Cláudio Geriatra
Cláudio: “Justiça social para todos”
Cláudio Geriatra iniciou sua vida político partidária em 2017, quando presidiu o diretório estadual do Partido Pátria Livre (PPL), em Sergipe; mas, no ano passado, foi para o Democracia Cristã, “desde que reafirmei o meu juramento em seguir os princípios do Cristianismo”.  Agora, na disputa com os outros sete candidatos ao Governo de Sergipe, Cláudio Geriatra vem com o mote “Vamos cuidar de Sergipe”. No plano de governo, que pode ser lido no site oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cláudio defende maior transparência da administração estadual.

“Somente com transparência toda a sociedade de Sergipe poderá de fato participar e opinar sobre os atos governamentais”, assegura Cláudio Geriatra que critica o atual modelo de transparência. “Os portais de transparência apenas apresentam resultado numérico de receitas e despesas”, disse.  O candidato “defende a transparência regular dos indicadores de resultados das várias áreas administrativas como educação, segurança, saúde, social e econômica.”

Candidato nascido nas hostes dos aposentados, Cláudio Geriatra tem projetos para os jovens sergipanos. Para ele, “a justiça social para todos os segmentos da sociedade será um grande norte, principalmente na justa oportunidade para o jovem na busca de independência e firmação profissional”.

Cláudio diz que tem a seu favor a experiência na gestão de saúde e, inclusive, passou por alguns cargos públicos. Foi ele quem promoveu a criação da Lei Salvi, em defesa  dos idosos  que hoje é modelo para todo o Brasil. Salvi é a sigla de Sistema de Aviso Legal de Violência e Exploração Contra a Pessoa Idosa. Coube a ele, também, promover a implantação do Samu Estadual.

Formado em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe, especialista em geriatria e gerontólogo, Cláudio é presidente da Associação dos Amigos dos Idosos do Brasil (AMI), diretor do Instituto de Atenção à Longevidade (IAL) e coordenador nacional do Movimento Longevida, da Democracia Cristã em defesa do idoso  no Brasil.

Confira a entrevista que Cláudio Geriatra concedeu ao Só Sergipe.

 

SÓ SERGIPE – Pela primeira vez, o senhor disputa um cargo público e tenta ser governador pelo partido da Democracia Cristã, portanto um neófito nesta seara. Por que o senhor quer ser governador de Sergipe?

CLÁUDIO GERIATRA – Há vários anos os representantes de entidades de aposentados me pedem para participar dos movimentos partidários. Este ano resolvi aceitar a sugestão.

Cláudio Geriatra
Passeata com aposentados no centro de Aracaju

SÓ SERGIPE – Em dezembro de 2017 o senhor presidiu o Partido Pátria Livre (PPL) em Sergipe. Há quanto tempo o senhor está no Democracia Cristã liderado por José Maria Eymael, um dos 12 candidatos à presidência de República?

CLÁUDIO GERIATRA – Desde que reafirmei meu juramento em seguir os princípios do Cristianismo em 2021, lembrando que Eymael foi o constituinte que garantiu o nome de Deus no preâmbulo da nossa Constituição.

SÓ SERGIPE – Seu mote de campanha é “Vamos cuidar de Sergipe”.  Com o seu olhar clínico, como Sergipe está hoje?

CLÁUDIO GERIATRA – Sergipe necessita de política administrativa com maior enfoque no desenvolvimento e geração de postos de trabalho.

SÓ SERGIPE – Existe a possibilidade de José Maria Eymael vir fazer campanha em Sergipe e, claro, apoiá-lo?

CLÁUDIO GERIATRA – Sim. Já existe a previsão de sua visita.

SÓ SERGIPE – Quantas pessoas estão concorrendo aos cargos de senador, deputado federal e estadual pelo Democracia Cristã em Sergipe?

CLÁUDIO GERIATRA – Estamos inicialmente com chapa completa.

Cláudio Geriatra
Candidato defende a transparência

SÓ SERGIPE –O que o senhor e o seu partido defendem para Sergipe?

CLÁUDIO GERIATRA – Maior participação popular nas diretrizes governamentais. Maior transparência e eficácia. “Implantação do Portal de Transparência Analítico” Para monitorar os indicadores de gestão de cada Secretaria com participação popular através de sistema de mídia para acesso a celulares de toda a população. Ou seja, gestão prática  com verdadeira participação popular. Tal conduta irá gerar a maior garantia de buscas de metas e resultados práticos em favor da população de Sergipe. Ou seja, avaliar a eficácia da gestão. “Gestão administrativa criteriosa” Com estudos técnicos com reavaliações de cargos, concursos, impostos, gastos, sites, mídias, comunicação com a população, participação popular, aplicabilidade do mérito, eficiência, economicidade, protocolos, gestão valorizando as peculiaridades regionais e locais, parcerias com prefeituras, gestão participativa, integração entre órgãos e secretarias.

SÓ SERGIPE – E como o senhor avalia sobre o que existe atualmente?

CLÁUDIO GERIATRA – Os portais de transparência atuais apenas apresentam resultado numérico de receitas e despesas. Defendemos a transparência regular dos indicadores de resultados das várias áreas administrativas como educação, segurança, saúde, social e econômica.

SÓ SERGIPE – Há três diretrizes básicas no seu possível governo: transparência, eficácia e justiça social. Poderia explicá-los por favor?

CLÁUDIO GERIATRA – Sim, somente com transparência toda a sociedade de Sergipe poderá de fato participar e opinar sobre os atos governamentais. A busca de protocolos e melhora de indicadores de resultados irá garantir a gestão com maior eficácia e consequente economicidade. A justiça social para todos os segmentos da sociedade será um grande norte, principalmente na justa oportunidade para o jovem na busca de independência e firmação profissional.

SÓ SERGIPE – Por que na sua proposta de governo há a “regionalização da gestão”? Sergipe é o menor Estado da federação com apenas 75 municípios. Essa regionalização não vai causar mais burocracia?

CLÁUDIO GERIATRA – Não irá burocratizar. Ao contrário, irá facilitar a comunicação e permitir maior comunicação com a sociedade independente das ações municipais. Temos que lembrar que muitos municípios de Sergipe possuem prefeituras com limitação técnica. O Estado precisa estar mais presente. Ser modelo para o Brasil.

SÓ SERGIPE – Sua carreira profissional é cuidar dos idosos e sabe-se que no Brasil essas pessoas são muito castigadas. A renda da maioria dos aposentados não é das melhores, mas, mesmo ganhando pouco, eles contribuem bastante para o sustento da família, dos filhos, principalmente. Em Sergipe, certamente, isso não é diferente, não é?

CLÚDIO GERIATRA – Em Sergipe temos mais de 200 mil idosos que também, em sua maioria, sustentam a família; e, mais do que isso, se preocupam com o futuro dos jovens. Temos que garantir desenvolvimento e trabalho para os jovens e tranquilizar o idoso.

Cláudio Geriatra
Cláudio com seus pacientes do Instituto de Atenção à Longevidade (IAL)

SÓ SERGIPE – O senhor tem um plano para melhorar a situação dos idosos sergipanos e quem, sabe, esse plano ser exemplo para todo o Brasil?

CLÁUDIO GERIATRA – Sim, já sem cargo e de forma voluntária promovemos a criação da Lei Salvi em defesa dos idosos que hoje é modelo para todo o Brasil. Tenho orgulho desse feito, colocando Sergipe em destaque. Vamos sim, criar a Política do Idoso com a implantação do Centro de Referência do Idoso (equipes multiprofissionais capacitadas em atenção à pessoa idosa). Realização de capacitação continuada em assistência aos idosos da rede básica de saúde e social em parceria com os municípios de Sergipe.    

 SÓ SERGIPE – Além dos idosos, quais são as propostas do seu governo para os jovens. O que eles podem esperar de Cláudio Geriatra? 

CLÁUDIO GERIATRA – Os jovens são o nosso futuro, nossa alegria e nossa paz. Vamos garantir melhor educação, acesso a incentivo ao empreendedorismo, acessos a esportes nas redes educacionais e comunidades, segurança, transporte e alimentação saudável. Tudo possível de se realizar em nosso pequeno e rico Estado.

Auditório lotado no dia do lançamento da pré-candidatura de Cláudio Geriatra

SÓ SERGIPE – O senhor como médico conhece bastante a situação da saúde no Estado. Qual a sua avaliação e qual seu projeto para esse segmento, caso seja eleito?

CLÁUDIO GERIATRA – Precisamos melhorar, Sergipe poderá ser modelo. Vamos ter o Projeto Mais Saúde Mais VidaValorização da prevenção (aprimorar assistência preventiva através de parcerias com prefeituras, objetivando diminuir a necessidade de assistência de alta complexidade e alto custo, diminuir filas de espera de consultas ou procedimentos. Capacitação dos profissionais de saúde de forma contínua com prioridade para os agentes de saúde (Programa Educadores de Saúde). Aumentar o contingente de profissionais de enfermagem e médicos nas urgências com estabilidade de vínculo empregatício – Planos de carreiras com incentivos e gratificações de desempenho. Gerenciamento otimizado da aquisição de medicamentos e materiais para que não ocorram faltas, política de humanização no atendimento.

SÓ SERGIPE – No seu currículo consta que o senhor já foi secretário de saúde dos municípios de Itabaiana e Macambira. Com foi a experiência nesses cargos públicos?

CLÁUDIO GERIATRA – Muito produtiva. Tive grande experiência, somando com a experiência em funções que ocupei anteriormente no Governo João Alves Filho, quando, assessorando a senadora Maria do Carmo, fui gerente estadual de Atenção aos Idosos, e como diretor Central de Saúde promovi a implantação do SAMU estadual.

SÓ SERGIPE – Preparado para uma disputa no segundo turno?

CLÁUDIO GERIATRA – Sim, muito. Estou de forma destemida e com muita fé, pronto para defender o progresso de Sergipe com um governo livre, justo e solidário.

 

 

Compartilhe:

Sobre Antônio Carlos Garcia

Avatar photo
CEO do Só Sergipe

Leia Também

Marcelo Vieira, palestrante: “Vejo que este é um país para quem está pronto; não para as pessoas se desenvolverem”

  Estimular as pessoas a terem uma cultura de excelência e, com isso, encantá-las. Foi …

WhatsApp chat