Sete medalhas, sendo cinco de ouro e duas de prata, além do avanço na divisão de modalidades coletivas. Esse foi o resultado dos estudantes sergipanos nos Jogos da Juventude 2023, competição nacional escolar organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A seleção estadual ficou em 14º lugar no quadro de medalhas, à frente de estados como Minas Gerais, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Tocantins.
A cada disputa e a cada subida ao pódio a marca do Banese acompanhou os atletas sergipanos. Em mais uma ação de valorização e apoio ao esporte, o banco foi o patrocinador oficial dos uniformes do Time Sergipe 2023, que chegou a Ribeirão Preto (SP), cidade sede da competição este ano, composto por 133 integrantes das redes públicas e particular de ensino, além de 39 membros da equipe técnica.
Para a secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, participar da competição com uniformes únicos e padronizados em todas as modalidades foi muito importante para a competição, a autoestima e o desempenho dos atletas, bem como para a boa representação do estado junto a um público oriundo de todos os estados do país.
“Os uniformes reforçam o espírito de equipe, o grupo e a representação do estado. Além disso, a qualidade do uniforme e a beleza deram destaque à delegação sergipana, trazendo mais visibilidade ao estado. Agradecemos ao Banese por esse patrocínio e ressaltamos a importância desses investimentos para o desenvolvimento dos nossos atletas e do desporto escolar sergipano, que também são o futuro do esporte”, salientou a secretária.
E quem não escondeu a felicidade foram os atletas que chegaram à competição estampando para todos o orgulho de serem sergipanos, como afirmou o jovem Caetano Fonseca da Encarnação, de 17 anos de idade. Ele é estudante do Instituto Dom Fernando Gomes, e integra as equipes de vôlei de praia e vôlei de quadra.
“Além da despesa com transporte, outra coisa que sempre sonhei foi em ter uniforme de delegação mesmo. Via as equipes dos outros estados arrumadas, bonitas, e dizia, caramba, que coisa massa. Tomara que um dia a gente tenha uma organização dessas! E esse dia chegou! ”, afirmou.
Os atletas, que têm idade entre 15 e 17 anos, receberam traje de viagem, camisa de passeio e fardamento para os jogos. O uniforme, confeccionado nas cores do Brasil e da bandeira de Sergipe, leva as marcas do Governo de Sergipe e do Banese.
“Estamos imensamente felizes por contribuir com o desenvolvimento dos nossos jovens, em ajudar a revelar vários talentos através do esporte. O Banese tem como vocação apoiar a melhoria das condições socioeconômicas da nossa gente, e isso acontece, também, através do esporte, que é saúde, vida, cidadania e, para muitos, inclusão social”, declarou o presidente do Banese, Marco Antônio Queiroz.
Os Jogos da Juventude 2023 aconteceram no período de 1º a 16 de setembro no município de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. Os atletas do Time Sergipe foram selecionados entre os 10 mil participantes dos Jogos da Primavera, e competiram em 17 modalidades.
Nesta edição, os esportistas conquistaram três medalhas de ouro no ciclismo, com o atleta Daniel Santos, da cidade de Porto da Folha; uma medalha de ouro no vôlei de praia, com a dupla Caetano Encarnação e Gustavo Fontes; uma medalha de ouro no handebol masculino; e uma medalha de prata no judô, com a atleta Alexia Lima. Já os atletas do vôlei de praia e handebol masculinos também conseguiram subir de divisão.
Além do uniforme e das passagens aéreas, financiados pelo Banese e Governo de Sergipe, respectivamente, os participantes receberam alimentação e hospedagem, essas duas últimas custeadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), realizador do evento.
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…