A partir de um olhar moderno e tecnológico, a Prefeitura de Aracaju tem se destacado quanto à oferta de serviços da área da saúde. Além de aumentar o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a consultas com especialistas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem aproximado esses usuários das Unidades de Saúde da Família (USFs) por meio do Serviço de Telemedicina.
Como uma alternativa inovadora e eficaz quanto à realização de consultas especializadas, a telemedicina foi implantada na rede de saúde municipal com o objetivo de facilitar o acesso a consultas, assim como diminuir a fila de espera e permitir que o atendimento aconteça de forma mais rápida e conveniente.
O serviço já está disponível nas USFs da capital e nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Vida, localizado no bairro Novo Paraíso; Primavera, no bairro Atalaia; além de estar em fase de implantação nos Caps Liberdade, no bairro Siqueira Campos, e no Joel Patrício de Lima, no Dom Luciano.
De acordo com a assessora técnica da Diretoria de Inteligência e Gestão Estratégica da SMS, Carla Cruz, o novo sistema se destaca pela capacidade de ofertar especialistas como endocrinologia, nefrologia, neurologia, neurologia pediátrica, psiquiatria, hematologia, cardiologia, pneumologia e reumatologia, proporcionando marcação de consultas de modo mais rápido. Essa abordagem, segundo Carla, é especialmente valiosa na capital, já que havia um desafio de encontrar certos especialistas na rede de saúde local.
“São especialidades das quais temos uma fila de espera muito alta. Portanto, a SMS buscou essa inovação com a telemedicina para dar uma qualidade de vida melhor para o nosso usuário, buscando uma aproximação dele com a UBS, ofertando uma consulta com especialista para ele, em uma unidade próxima de sua casa. Temos consultas com médicos do Brasil inteiro, e isso é uma vantagem, já que enfrentamos dificuldades de alguns especialistas aqui em Sergipe. Muitas vezes não tem esse profissional na rede e é difícil encontrar. Já pela telemedicina, temos uma oferta maior de profissionais”, reitera Carla.
A consulta por telemedicina segue o mesmo fluxo de procedimento que ocorre nas consultas presenciais. O paciente precisa se deslocar até a unidade no dia marcado, com cerca de 30 minutos de antecedência, onde passará pela pré-consulta. “É quando é realizada a avaliação de todos os parâmetros físicos. Mede altura, peso, avalia pressão arterial e glicemia. Esses dados são repassados para o médico, através da plataforma, onde ele terá acesso ao prontuário. Durante a consulta, o médico faz toda a avaliação pela tela, conversa com o paciente durante um período de 20 a 30 minutos, dependendo da especialidade. O paciente já sai com o encaminhamento para solicitação de exame, e tem direito ao retorno com 30 dias”, descreve Carla.
A dona de casa Sueli Santos de Jesus levou o filho Henry Rafael de Jesus Santos, de 6 anos, para uma consulta com o especialista via telemedicina na USF Fernando Sampaio. Ela conta que ficou surpresa com a celeridade no processo. “Em menos de um mês eu consegui essa consulta. E ela é muito importante para o meu filho, que precisa de acompanhamento especializado. Se fosse presencial, com certeza iria demorar muito mais. Então, não tenho o que reclamar, só agradecer”, disse a usuária.
Compartilha da mesma opinião o jovem Alberto Moraes, que também utiliza os serviços da saúde de telemedicina. “É uma ferramenta válida. Hoje em dia tem muito essa questão virtual. A demanda por serviço é alta, portanto, tendo as consultas através desta plataforma, já é mais um benefício. Eu já passei por alguns especialistas nesta modalidade de consulta e tenho um bom acompanhamento. Nesse sentido está sendo válido, sobretudo pela demanda, eu acho para não deixar a população desassistida”, reforça.
De acordo com Carla Cruz, a Saúde em Aracaju enfrenta um desafio significativo com o absenteísmo tanto nas consultas presenciais, como na telemedicina. Segundo ela, são cerca de 600 faltas registradas por mês, o que prejudica o fluxo e a oferta do serviço. “Todo tipo de consulta, seja ela presencial ou de telemedicina, tem um custo envolvido. É sempre importante que as pessoas não faltem”, enfatiza Carla Cruz.
Além disso, a assessora técnica da Secretaria da Saúde de Aracaju destaca que um dos principais problemas enfrentados é a desatualização do cadastro dos usuários, muitos dos quais mudam de telefone e endereço sem informar à unidade de saúde. Isso resulta em perda de consultas e dificulta a comunicação entre a equipe médica e os pacientes. Portanto, Carla reforça a importância de as pessoas manterem seus cadastros atualizados, garantindo um fluxo eficiente de informações e comunicação.
“É fundamental que a população compreenda a importância desse serviço e a responsabilidade individual de manter seu cadastro atualizado, comparecendo às consultas agendadas. A telemedicina não apenas agiliza o atendimento, mas também contribui para a eficiência do sistema de saúde”, reforça.
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