Começa amanhã, 14, e vai até o dia 26 de janeiro, a Feira de Sergipe, promovida pelo Sebrae. Depois de várias edições na praia da Atalaia, os organizadores decidiram colocá-la no Parque da Sementeira. A feira estará aberta todos os dias das 16 às 21 horas. O evento é considerado como a maior vitrine do artesanato local, tanto que 150 expositores de diversos municípios estarão expondo os produtos.
O destaque para o patchwork, palhas, madeira, bonecas em cabaça, ostras, cerâmica e o bordado. A tradicional renda irlandesa de Divina Pastora, cujo modo de fazer é reconhecido como Patrimônio Cultural e Material do Brasil e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e possui o Selo de Indicação Geográfica, também será um dos atrativos para os visitantes.
Uma das novidades desta edição é o Espaço Saber Fazer, local onde diariamente os artesãos poderão apresentar ao público o processo de criação dos seus produtos, facilitando a interação com os visitantes e ajudando a valorizar o trabalho desenvolvido por esses profissionais.
A estrutura montada no Parque da Sementeira terá ainda o Espaço de Negócios Criativos, permitindo que designers, arquitetos, músicos e diversos profissionais que atuam no mercado da economia criativa, sobretudo o setor de serviços, possam divulgar seus trabalhos, receber clientes e gerar negócios.
A Feira de Sergipe contará também com o Estande Investe Turismo, com a comercialização da produção associada ao turismo criado por empreendedores das cidades de Estância, Aracaju, São Cristóvão, Laranjeiras e Canindé do São Francisco. Entre os itens que serão expostos estão materiais em couro, tecidos, rendas, madeira que utilizam como referência a cultura sergipana e carregam a identidade de cada município.
O Investe é um programa do Sebrae cujo objetivo é acelerar o desenvolvimento do setor turístico por meio do aumento da competitividade dos seus empreendimentos, estimulando a geração de novos empregos e o incremento de receita na cadeia produtiva.
Outra novidade do evento é o Game Café, uma área voltada para os fãs de jogos de tabuleiro, produtos de cultura pop e animes. Lá os visitantes poderão participar de jogos, oficinas e trocar ideias sobre o mercado de games.
Uma das principais atrações da Feira de Sergipe é sua vasta programação cultural, com apresentações diárias de pelo menos quatro artistas locais. Nomes como Sergival, Chico Queiroga e Antônio Rogério, Zé Rozendo e Marluce, Joésia Ramos e Robertinho dos Oito Baixos, quadrilhas juninas e diversos grupos folclóricos mais uma vez animarão os milhares de visitantes que visitarão o Parque da Sementeira.
“A Feira é um espaço importante para o artesão divulgar seu produto e estabelecer novos contatos, sempre pensando em realizar negócios. Para o público é uma boa chance de conhecer a riqueza do nosso artesanato e se divertir com toda família. Temos a certeza de que essa edição será tão bem sucedida quanto as anteriores”, destaca a diretor técnico do Sebrae, Emanoel Sobral.
A estrutura montada no Parque contará ainda com uma Praça de Alimentação, com a presença dos empreendimentos que integram o Polo Gastronômico de Sergipe, e uma brinquedoteca. A Feira de Sergipe é realizada pelo Sebrae e conta com o apoio da Prefeitura de Aracaju, Empresa Municipal de Serviços Urbanos e Maíra Campos & Mônia Fonseca Arquitetura.
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…