Começou hoje e segue até sexta-feira, 24, a fase de matrículas para o curso de formação dos 500 novos agentes e 100 escrivães da Polícia Civil de Sergipe, aprovados no último concurso público. A previsão é que as aulas, que vão durar dois meses e meio, tenham início na primeira quinzena de agosto. “Teremos aulas pela manhã e pela tarde. Algumas delas, também, à noite”, disse o diretor da Academia da Polícia Civil (Acadepol), Jocélio Fróes.
As inscrições estão sendo feitas na Acadepol e hoje, no primeiro dia, teve um número significativo de candidatos. Este curso, segundo Jocélio, vai exigir dedicação dos candidatos. Diante do nível intelectual deles, o diretor da Acadepol não acredita em reprovação. Terminado o curso, será feita aprova de título (como análise dos currículos dos candidatos) e a expectativa é que estes novos profissionais estejam trabalhando ainda este ano ou no início de 2016.
“Há mais de dez anos ocorreu o último concurso público da Polícia Civil e muitos municípios sergipanos estão necessitando do trabalho destes novos profissionais. É uma renovação da instituição, com novos jovens que chegam, com novos conhecimentos, prontos para o serviço e em uma carreira privilegiada hoje pelo Governo do Estado. Esperamos receber uma média de 140 jovens por dia para realizar a matrícula que ocorre até a sexta-feira. É sem dúvida um momento de muita alegria”, destacou Jocélio.
“Nós temos uma grade curricular nacional estipulada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e buscamos aprender um pouco com algumas academias do Brasil, a exemplo do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. Unimos a grade curricular da Senasp com as dessas três academias, que hoje são referência no Brasil”, pontuou.
O corpo de instrutores do curso de formação será composto por 200 profissionais, tais como delegados, agentes, escrivães, policiais militares, procuradores e promotores do Estado, advogados, membros do Judiciário, entre outros profissionais da área jurídica que dominam o conteúdo específico que pretendem ministrar.
Para Gerisula Morais, coordenadora pedagógica da Acadepol, o curso está pronto e a equipe preparada para receber os novos alunos. “Temos nos reunido com os instrutores para debater sobre as disciplinas que serão ministradas ao longo da capacitação e unificar o conteúdo. Teremos doze turmas, sendo seis pela manhã e seis pela tarde, sempre com as mesmas disciplinas ministradas nos mesmos horários. Ou seja, se pela manhã tivermos aula de Direito Penal, todas as turmas estarão com essa matéria em sala. A expectativa é muito positiva e estamos preparados. Certamente esse será o curso de formação mais completo que Sergipe já teve no âmbito da Acadepol”, completou.
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…