Foi aberto hoje pela manhã, no Del Mar Hotel, o Sergipe Oil & Gás que prossegue até amanhã, para discutir as oportunidades e desafios gerados pelo enorme potencial da bacia sergipana, onde foram encontrados reservatórios com óleo de excelente qualidade. Ontem ocorreram dois eventos significativos para o setor: assinatura de protocolo de intenções entre o governo do Estado e a Petrobras, e do acordo entre Celse (Centrais Elétricas de Sergipe) e a TAG (Transportadora Associada de Gás).
Ao longo do dia de hoje, ocorrerá uma série de debates, no Sergipe Oil & Gás, que têm como objetivo atrair novos investimentos, aprimorar a cadeia produtiva, incentivar parcerias tecnológicas e as oportunidades de avanços na infraestrutura para atender toda esta nova demanda do segmento. Clique aqui e confira a programação completa.
No primeiro evento, o documento é uma sinalização conjunta da empresa e do Governo de Sergipe acerca do suprimento de gás natural disponível para as indústrias que vierem a se instalar no território sergipano, com o uso do combustível proveniente do campo Sergipe Águas Profundas. De acordo com o governador Belivaldo Chagas, a ação consolida o Estado com a nova estrela do gás no Brasil.
“Está no planejamento da Petrobras que a partir de 2026, sejam produzidos 20 milhões m³ /dia de gás canalizados do mar, num gasoduto com cerca de 100 km de extensão nas águas, com mais 25 km em terra, prospectando a quase 2 mil metros de profundidade. Sergipe sozinho seria responsável, desta forma, por 20% da produção do Brasil. Tudo isso dá mais garantia ao setor industrial de que teremos estrutura de energia para a chegada de mais investimentos, em especial para termoelétricas, como a Celse, e empresas de fertilizantes, como a Unigel, assim como de outros nichos de mercado. Temos trabalhado desde o início da gestão para a criação deste ambiente favorável na prospecção de novos negócios que gerem desenvolvimento para o estado, emprego e renda para o nosso povo, e esta assinatura significa um novo marco para Sergipe neste mercado”, pontuou.
TAG
Na solenidade ocorrida ontem à tarde, foram acordos entre a Celse e TAG, que esta última construirá um gasoduto de aproximadamente 25 quilômetros para conectar o Terminal de Armazenamento e Regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) da Celse à rede de transporte de gás natural da TAG. Este é o primeiro terminal de GNL instalado em Sergipe. O investimento previsto é de R$ 300 milhões.
Segundo o diretor-presidente da TAG, Gustavo Labanca, esse empreendimento “vai propiciar um volume novo na malha, conectando todo o suprimento de gás. A plena operação comercial do gasoduto deve ocorrer a partir de meados de 2024.