Em Aracaju, após dois anos de restrições impostas pela pandemia, o comércio volta a se movimentar de maneira mais intensa durante o verão, período de alta estação para diversos setores da economia, a exemplo do turismo. E o fluxo de visitantes na capital sergipana já é percebido positivamente por comerciantes.
Para Maria José da Silva, que comercializa moda praia e artigos de lembrança na Orla da Atalaia há 23 anos, “este ano está bem melhor, nem se pode comparar”. Ela lembra que, em 2022, nessa mesma época, o movimento era bastante inferior ao observado agora.
Maria José destaca que, com a retomada de grandes eventos, a exemplo do Réveillon e do Projeto Verão, a tendência é de aquecimento nas vendas. “Tínhamos fé de que as coisas iriam melhorar em nossas vidas, assim como no comércio e assim aconteceu. As pessoas estão mais animadas, querendo gastar mais e a expectativa está muito boa para os eventos da Prefeitura”, disse.
Também na Atalaia, Jaline Maria da Silva negocia com itens de couro e artesanatos, na Feira do Turista, um dos pontos que mais atraem aqueles que visitam a capital sergipana e passeiam pela região. Ela também reconhece a melhora nas vendas durante este verão e considera que algumas ações da Prefeitura de Aracaju têm contribuído para isso.
“As vendas este ano estão melhores, pois tem mais turistas na cidade, as festas que a Prefeitura tem feito chamam a atenção desses turistas, para eles virem pra cá. Isso favorece a geração de empregos, porque essas pessoas na cidade são um retorno à economia para nós. Com o Projeto Verão vindo aí, Feira do Turista e muitas coisas acontecendo na Orla, a gente acaba vendendo mais, aqui fica muito cheio. Agora a tendência tem sido de melhorar cada vez mais”, conta entusiasmada.
Desde o ano passado, a retomada de grandes eventos na cidade, realizados ou apoiados pela Prefeitura de Aracaju, tem agradado o setor de turismo, uma vez que amplia o fluxo de visitantes na cidade. Neste verão, além do Réveillon 2023, o segmento se beneficiará da retomada do Projeto Verão, que já movimenta a economia local.
De acordo com José Alves, que vende comidas típicas e produtos regionais na Orla da Atalaia, os eventos realizados pela Prefeitura de Aracaju têm contribuído bastante para alavancar o turismo na cidade.
“A gente tem visto o resultado disso, que é o turismo aumentando cada dia mais. Isso é bom, porque você gera emprego em vários setores. A gente, por exemplo, compra produtos para trabalhar aqui na loja que vêm lá do interior. Então se torna uma cadeia que vai gerando emprego e renda para a capital, mas também para todo o estado e municípios”, explica.