Empresários sergipanos de diversos segmentos estiveram reunidos em mais uma ação do Programa de Qualificação para Exportação desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex Brasil. Por meio de uma parceria firmada no ano passado, a Universidade Tiradentes apoia as ações realizadas pelo programa.
A iniciativa visa auxiliar a inserção da empresa no mercado internacional de forma planejada e segura, e a expectativa é que o programa atinja 50 empresas sergipanas ao longo de dois anos. Atualmente, o programa conta com a participação de mais de 20 empresas de diversos setores, a exemplo de bebidas, alimentos, cosméticos, entre outros.
Entre os presentes, estavam os professores Ednalro da Silva Sales, Iginio Rivero, Rita Melo e a nutricionista Talita Xavier que foram conhecer o programa da Apex e divulgar os serviços que disponibilizam para empresários que têm como foco o mercado exterior.
“Estamos no segundo mês de 2020 e com o desafio de incrementar o comércio internacional. O Brasil ainda tem dificuldades nas exportações de Serviços. No nosso Estado o desafio é de reverter a balança comercial que é mais importadora que exportadora. Exportar é ampliar mercados e aumentar a competitividade”, declarou o economista e superintendente de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes, Saumíneo Nascimento.
Na primeira capacitação de 2020, os técnicos extensionistas do programa, Ianny Andrade e Marcos Sousa discutiram “Acordos e ações de Promoção Comercial Internacional”. “As capacitações fazem parte da metodologia do programa porque queremos que as empresas conheçam as formas para entrar no mercado internacional e que, ao finalizar o projeto, possam seguir com foco nas exportações ou na internacionalização”, comentou Yanny.