Em reunião realizada, ontem, com o Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae), o governador Belivaldo Chagas prorrogou as medidas de restrição e enfrentamento à Covid-19 em vigor, incluindo o toque de recolher aos sábados, realizando alterações apenas no que diz respeito à realização de eventos.
Com relação aos eventos, fica alterado o artigo 9º, que autoriza a realização de eventos sociais como os corporativos, condominiais, empresariais e formaturas, por exemplo, bem como vaquejadas, ampliando a capacidade de 200 para 300 pessoas, em ambientes internos, e de 300 para 500 pessoas, em ambientes externos, desde que observado o cumprimento de protocolo sanitário da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
No caso dos shows, festas artísticas, blocos e similares é necessária, também, a aprovação pela SES de projeto específico a ser elaborado e submetido pela organização do evento.
As medidas foram tomadas após constatação da redução significativa da média diária de novos casos de Covid-19 (68,2%), bem como de internações (30,1%) e mortes, com destaque para esta última, que chegou a zero nas últimas 96 horas.
Público em jogos de futebol
Em relação a presença de público para jogos e competições profissionais de futebol, a proibição segue mantida.
A temática não foi discuta em virtude do aguardo de definição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre o assunto.