Paulo César Santana (*)
Nesta quarta-feira, 9, membros do novo Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae), instituído pelo Governo do Estado, estarão reunidos com integrantes dos setores que aguardam o retorno de algumas atividades, dentre as quais a retomada de eventos. O encontro, marcado para às 17h30, através de videoconferência, ocorrerá dois dias após uma carreata organizada por representantes do setor, na última segunda-feira, (7), com pedidos para a volta gradativa, em conformidade com os padrões de controle sanitário de combate à pandemia.
Segundo o organizador da mobilização e um dos convidados para a reunião, Sandro Brasil, a espera é por uma resposta positiva do executivo estadual, em decorrência da situação enfrentada por aqueles que atuam na área, quase seis meses após a interrupção das atividades. “A reunião será para chegarmos no bom senso para as formas que iremos propor. E graças a Deus estamos felizes ao receber esse convite. A nossa expectativa é imensa, eu tenho uma esperança muito grande e a certeza de que teremos uma notícia maravilhosa para o nosso setor”, disse.
Ainda de acordo com Sandro, a diminuição no quadro total de funcionários, atualmente, já chegou a 90% das empresas e as demais permanecem com apenas 10% de seu efetivo. “Há empresas que nem sabem se voltam mais a funcionar, infelizmente. São seis meses sem nenhuma ajuda, só recursos próprios. Não está sendo feito aluguel de nada, de nenhum equipamento”, pontuou.
Nesse sentido, o representante relatou que muitos têm interpretado de maneira errada o pedido para retorno e ressaltou que a solicitação visa a volta apenas de pequenos eventos, adotando as medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus.
“Nós queremos que a reabertura seja devagar, igual aos outros setores, como os salões de festa, formaturas, casamentos, todos seguindo as regras dos órgãos de saúde. Shows de grande porte, nós temos a consciência de que só depois da vacina, com um prazo legal, até mesmo porque temos família e saúde pra cuidar. Além disso, do ponto de vista de uma análise técnica nossa, esses locais são ainda mais seguros do que, por exemplo, igrejas e bares, pois o número de ingressos é limitado e, portanto, maior controle no número de pessoas”, completou Sandro.
Amanhã, 10, um encontro entre membros do Ctcae e o governador Belivaldo Chagas discutirá a reativação das atividades que ainda estão paradas devido à pandemia. Na pauta, estarão eventos corporativos técnicos, científicos e similares; sociais e de celebrações diversas; esportivos com a presença de torcida e de lazer, como shows, vaquejadas e atividades culturais. Além disso, também será analisada a volta de outros serviços considerados especiais como a reabertura de escolas públicas e privadas, universidades, faculdades, creches, cinemas, teatro, casas noturnas, entre outros.
Instaurado por decreto governamental, e com publicação no Diário Oficial do Estado, nesta terça-feira (8), o Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae) substitui o Comitê Gestor da Retomada Econômica (Cogere). De acordo com informações da assessoria de Comunicação do Governo do Estado, o novo comitê atende a necessidade de apoio específico para decisões envolvendo o retorno de atividades, em decorrência do elevado risco sanitário, potenciais situações de aglomeração, impactos na economia e proteção de grupos vulneráveis.
(*) Estagiário sob a coordenação do jornalista Antônio Carlos Garcia
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…