A participação das vendas pela internet no varejo brasileiro foi de 3,8% em 2018 e atingiu pelo menos 6% em 2020. Essa informação é da Pesquisa Anual de Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Já os dados do CNC, da Receita Federal sobre notas fiscais eletrônicas mostram que o faturamento real do e-commerce, descontada a inflação, avançou 37% ante 2019, totalizando um valor recorde de R$224,7 bilhões no ano passado.
Diante desse cenário, a Universidade Tiradentes promoveu uma live pelo YouTube, no último dia 27, com o tema “Como não parar de vender na pandemia”.
Com 30 anos no comércio e especialização em gestão pública, o convidado e executivo de vendas, Adilson Sousa, foi bem didático em sua fala: “Não é cabível o comerciante manter atitudes que não se enquadram mais. O comércio online e canais de vendas alternativos são tendência no atual momento”, resumiu o empresário.
“É preciso se adequar às mudanças necessárias do mercado, manter suas vendas – ficar atento ao comportamento do consumidor e observar os nichos e modelos de ações”, enfatizou Sousa. Nessa linha, Pollyana sinalizou um ponto muito importante: “O PODC – que são os princípios da administração: planejar, organizar, dirigir e controlar”, reforçou.
Além disso, segundo o especialista, o espírito de inovação e de empreendedorismo precisam ser destacados. “Além de trabalhar em equipe, capacitar os colaboradores, buscar caminhos e não ter medo de inovar, nem de começar do zero. A Universidade Tiradentes tem um leque de oportunidades, ao oferecer ensino de qualidade que vai te ajudar a crescer, com os cursos de gestão comercial, gestão financeira, marketing e outros”, concluiu Adilson Sousa.