As empresas e profissionais de hoje precisam, cada vez mais, ampliar seu conhecimento sobre mídias sociais para atrair clientes e aumentar seu faturamento.
Como milhões de pessoas acessam diariamente suas contas nas redes sociais – particularmente as gerações mais jovens, como millennials ou Geração Z – ter uma presença nas mídias sociais não é mais opção, e sim essencial para o sucesso de marcas e profissionais.
Plataformas como Facebook, Instagram, TikTok, LinkedIn e outras, permitem que as empresas interajam com clientes atuais e em potencial, divulguem produtos e serviços e se conectem de forma autêntica e humana com seus seguidores.
Mas ter uma presença nas redes sociais não é apenas a única ação necessária. Hoje as empresas devem intensificar seu posicionamento e buscar ativamente seguidores, interações e engajamento.
A seguir, irei compartilhar maneiras pelas quais as empresas podem melhorar sua presença nas mídias sociais e compartilhar erros a serem evitados.
Dicas para melhorar sua presença nas mídias sociais
Aumentar a presença na mídia social da sua marca é crucial se você quiser atrair mais clientes e aumentar suas vendas.
Confira aqui seis dicas para conseguir melhorar sua presença.
1. Use as ferramentas certas para otimizar postagens.
Para melhorar sua presença nas mídias sociais, você deve postar com frequência e nos momentos ideais – e essas práticas diferem de acordo com a plataforma. Por exemplo, alguns profissionais de marketing sugerem que é ideal postar no Facebook de três a sete vezes por semana, mas quando você está no Twitter, você deve fazer dois a três tweets diários.
O problema é que os proprietários de empresas muitas vezes estão ocupados demais para acessar suas contas constantemente e criar conteúdo. Felizmente, existem ferramentas de gestão de redes sociais como a Etus e Mlabs, que podem ajudar a automatizar suas publicações, economizando tempo e garantindo sua presença ativa.
Essas ferramentas permitem que você gerencie todas as suas contas sociais em um só lugar, agende postagens com semanas de antecedência, publique nos horários preferidos em que a maioria dos usuários as verá e analise o desempenho de suas postagens.
Tirar proveito das ferramentas embutidas em várias plataformas também é útil. Por exemplo, as ferramentas de negócios do Facebook (Meta Business Suite) oferecem insights do público e criação de campanhas de anúncios, além disso existe a possibilidade de programar postagens no Instagram da sua marca.
2. Foco no atendimento ao cliente.
A mídia social tornou-se uma plataforma de atendimento ao cliente. Em vez de ligar para uma empresa ou esperar horas (às vezes dias) para que a mesma responda um simples email, muitos clientes agora recorrem às mídias sociais para obter ajuda.
Concentrar-se em ajudar as pessoas é uma excelente maneira de melhorar sua presença. Usar as mídias sociais como uma plataforma de atendimento ao cliente fidelizará mais usuários para suas contas e facilitará a resolução de seus problemas.
Por exemplo, usar o Instagram como um canal de suporte ao cliente mostra publicamente seus esforços para atender seu cliente, o que pode afetar positivamente a percepção pública da sua empresa – especialmente se você fizer um bom trabalho.
3. Promova seus perfis.
Não espere que seus clientes procurem pelo seu perfil nas principais redes sociais. Em vez disso, você deve compartilhar suas contas com clientes em potencial e os atuais. Se você tornar mais fácil para esse ato de seguirem ou curtirem seus perfis, eles estarão mais dispostos a interagir.
Por isso, é importante promover sua presença nessas mídias para que seus clientes interajam diariamente com sua marca. Aqui estão alguns exemplos de como promover suas contas:
- Adicione ícones das redes sociais em seu site (ou Landing Page).
- Adicione seus feeds de mídia social à barra lateral do seu site.
- Inclua links que direcionam ao perfil das redes sociais em suas assinaturas de e-mail.
- Direcione as pessoas para te seguir no final de suas postagens de um blog.
- Promova suas contas por meio de anúncios (tráfego pago).
Você também deve promover seus perfis dentro de cada plataforma. Inclua hashtags e capriche principalmente na sua biografia, isso vale para todas as redes sociais, isso pode incentivar os seguidores a se envolverem com você de várias formas. Quanto mais pessoas estiverem cientes de sua presença nas mídias sociais, maior será sua autoridade.
4. Fique atento às tendências.
Uma das melhores maneiras de criar uma maior presença nas mídias sociais do seu negócio é acompanhar as tendências no momento certo. Aproveitar o uso das tendências pode posicionar seu perfil para novos usuários e pode até ajudar suas postagens a se tornarem virais.
Fique por dentro das tendências, observando o que é popular na internet. Por exemplo, no Twitter, você pode ver as hashtags de tendência no lado esquerdo superior da página inicial, onde contém a seção ‘Tendências para você’.
Veja quais hashtags você pode usar para obter mais visualizações. Embora usar hashtags relacionadas ao seu negócio também ajude, elas não precisam ser obrigatoriamente relevantes.
5. Concentre-se em visuais atraentes.
Ser notado nas páginas principais (feeds) das principais redes sociais é um desafio, é preciso cada vez mais de autenticidade e outros elementos para atrair as pessoas ao nosso perfil. Dito isso, trabalhar com criativos que chamem a atenção é uma das melhores maneiras de se destacar nas mídias sociais e aumentar sua presença.
Evite usar fotos chatas e repetitivas. Em vez disso, concentre-se em imagens que se irão conectar com os usuários. Compartilhe fotos e imagens de boa qualidade dos bastidores de pessoas usando seus produtos. Incentive os clientes a enviar fotos deles interagindo com seu produto – uma estratégia que também cria prova social e credibilidade para outros consumidores.
Usar vídeos também é uma estratégia eficaz, pois os usuários gostam de se envolver com esse formato. Publique vídeos no Facebook, Instagram e YouTube. E não negligencie as mais recentes plataformas de vídeo, como o TikTok – especialmente se o seu mercado-alvo for jovens (Geração Z).
6. Se envolver ativamente com seu público.
Você continuaria conversando com alguém que nunca retornou suas mensagens?
Provavelmente não. Os usuários não vão querer seguir ou interagir com você nas mídias sociais se não receberem nada em troca. Envolver-se ativamente com seu público nas mídias sociais é crucial para o sucesso.
Para aumentar sua presença nas mídias sociais, seu público precisa se tornar uma comunidade.
Aqui estão algumas maneiras de melhorar essa conexão:
- Curta e responda aos comentários em suas postagens.
- Use os adesivos de pergunta no Story do Instagram e responda em um novo post.
- Mostre apreço pelos seus seguidores e clientes, agradecendo-lhes e compartilhando conteúdo gerado pelos mesmos.
- Ofereça descontos apenas pelas redes sociais com cupons exclusivos para seguidores.
- Planeje lançamentos de novos produtos ou serviços.
- Realize concursos e brindes para criar interações divertidas e aumentar o engajamento.
- Siga de volta seguidores interessantes, influenciadores e os que fazem parte de seu público-alvo.
Cada plataforma atende a um público diferente, portanto, adapte suas publicações em cada rede social. Por exemplo, mantenha as postagens do LinkedIn mais profissionais e orientadas para as vendas, compartilhe GIFs e memes no TikTok e mostre fotografias intrigantes no Instagram.