Neste próximo dia 27 de outubro, quinta-feira, no Teatro Atheneu, às 20h30, a Orquestra Sinfônica de Sergipe produzirá um dos pontos altos de sua Temporada 2022 de Concertos. A orquestra executará o concerto “Meia-noite em Paris”, inteiramente dedicado ao repertório francês, com destaque para a presença do solista Daniel Oliveira, clarinetista, para a apresentação do Concerto para Clarinete e Orquestra de Jean Françaix (1912-1997). Completam o programa a Sinfonia nº2, do compositor romântico Camille Saint-Saëns (1835-1921) e o Prelúdio para a tarde de um Fauno, do impressionista Claude Debussy (1862-1918). A regência será do maestro Guilherme Mannis, titular da Orsse.
A entrada é franca, limitada à capacidade do Teatro. A Orsse é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê. A performance será no Teatro Atheneu, às 20h30.
Como já ocorreu em outros anos, a apresentação tem como inspiração o enredo do filme “Meia-noite em Paris”, de Woody Allen. Neste filme, o personagem Gil Pender, um francófilo completamente fascinado pela Paris da década de 1920, realiza a cada dia diferentes passeios noturnos. A cada saída, Gil é transportado para uma época distinta, conversando com ícones da cultura francesa e artistas que por ali estiveram em diferentes períodos.
Sobre o solista, Daniel Oliveira é um brilhante clarinetista brasileiro, presente nas temporadas de diversas orquestras pelo Brasil (Amazonas Filarmônica, Orsse, OTSP, entre outras). Chefe-de-naipe da Orquestra do Theatro São Pedro, em São Paulo, Daniel é doutorando em Performance Musical na Universidade de São Paulo (USP), desde 2021, onde estuda a inserção das artes cênicas, dança, técnicas de palhaçaria e novas tecnologias na performance musical. Recebeu bolsa de estudos do Instituto Goethe para participar do projeto Digital Mentoring com integrantes do Ensemble Modern, Frankfurt, 2021–2022, onde realizou pesquisa com repertório contemporâneo. Faz parte dos projetos “Sujeito a Guincho”, “Quinteto Novos Ventos”, “Trio Triz” (com Lívia Nestrovski), PandeMúsica e Clownrinetas Duo.
É co-idealizador do projeto Chalumeau Brasil, juntamente com Sérgio Burgani e Joel Barbosa, projeto que consiste na construção dos instrumentos e edição das partituras para realizar a performance. Integra o Conselho de Administração do grupo Santa Marcelina Cultura, responsável por gerir os projetos, Guri Capital, Guri Interior, Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) e Theatro São Pedro. Participou ainda de um curso realizado em parceria com a Framnäs Folkhögskola da Suécia, onde estudou com Hermann Stefánsson, Martin Frost e Yehuda Gilad.
Guilherme MANNIS, regente
Daniel OLIVEIRA, clarinete
Claude DEBUSSY
Prelúdio para a tarde de um fauno
Jean FRANÇAIX
Concerto para clarinete e orquestra
III. Andantino
Camille SAINT-SAËNS
Sinfonia nº2, op.55, em Lá menor
III. Scherzo – Presto
Evento: Concerto “Meia-noite em Paris” – Teatro Atheneu
Data: 27 de outubro de 2022.
Horário: 20h30.
Local: Teatro Atheneu.
Entrada franca.
Realização: Fundação de Cultura e Arte Aperipê / Governo de Sergipe
Banco do Estado de Sergipe (Banese) segue uma trajetória de crescimento. Os números divulgados…
Por Gilberto Costa-Silva (*) 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da…
Por Juliano César Souto (*) Brasil enfrenta um desafio estrutural que vai além…
Por Léo Mittaraquis (*) Para os diamantinos próceres Marcos Almeida, Marcus Éverson e…
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) tema do presente artigo foi inspirado na…
O Banese apresentou um lucro líquido ajustado de R$ 106,1 milhões nos nove primeiros…