Amanhã, às 9h, no Auditório da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe, acontece a audiência pública 001/2023 de forma presencial, para a discussão da Revisão Tarifária da Energisa Sergipe (ESE) – distribuidora de energia que atende a mais de 847 mil unidades consumidoras no estado.
O objetivo desta audiência é tratar de novos índices tarifários a vigorar a partir de 22 de abril/23 e discutir a definição dos correspondentes limites dos indicadores de continuidade de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) da empresa para o período de 2024 a 2028.
O índice proposto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) à ESE para efeito fédio para o consumidor é de 1,54%. Para o presidente do Concese (Conselho de Consumidores da Energisa Sergipe), Celso Hiroshi Hayasi, “este processo de revisão tarifária ocorre de cinco em cinco anos e é estabelecido pelas regras do nosso sistema elétrico brasileiro. Todo o processo é conduzido pela Aneel com a participação da sociedade por meio de consulta e audiência pública a fim de garantir uma discussão sobre a modicidade tarifária, a segurança e a qualidade da energia elétrica da concessionária local. Este momento é um dos mais importantes para a atuação dos conselhos de consumidores de energia com o papel de divulgar todo o processo bem como de ampliar a compreensão e discussão sobre as regras que são estabelecidas nestas revisões tarifárias para toda a população”.
O presidente do Conselho reforça ainda que o convite para participar desta audiência pública se estende a todos os interessados, que também podem acessar a rede social do Concese (@conceseenergisa/ www.facebook.com/conceseenergisasergipe) e site (www.concese.com.br) enviando sugestões e críticas.
Sobre o Concese
O Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energisa Sergipe é órgão sem personalidade jurídica, de caráter consultivo, formado por representantes das principais classes de consumo, com a incumbência de contribuir para o aprimoramento dos assuntos relacionados à prestação do serviço público de energia elétrica. Detalhadamente, o Concese foca nas questões ligadas ao fornecimento de energia elétrica, tarifas e adequados serviços prestados ao consumidor final.