A Organização das Cooperativas do Estado de Sergipe (Sistema Ocese) recebeu esta semana, em nome das cooperativas sergipanas, o Selo ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) que reconhece instituições e empresas comprometidas com o alcance das Metas da Agenda 2030 – criada no fim dos anos 1990 pela Organização das Nações Unidas como um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. O evento ocorrido no auditório da Uninassau, em Aracaju, foi promovido pelo Movimento ODS Sergipe.
A Agenda 2030 reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas, criados para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, dentro das condições que o nosso planeta oferece e sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações.
Um dos princípios cooperativistas é o interesse pelo desenvolvimento da comunidade, e a igualdade e a sustentabilidade estão presentes no DNA do cooperativismo. Shirllane Bispo, superintendente do Sescoop/SE (Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo) que integra o Sistema Ocese, afirma que “receber este Selo é motivo de orgulho, é a confirmação do potencial do modelo de negócio cooperativista, onde o grande objetivo não está no lucro, mas sim no bem-estar social. Enquanto sistema, o nosso trabalho é incentivar as cooperativas e apoiá-las nesses projetos. Este Selo é de todas elas.”
Em Sergipe os números crescem a cada ano, no total já são mais de 300 cooperativas em atividade, mais de 12 mil cooperados e 800 empregos diretos gerados.