A Cooperativa de Transportes Alternativos do Estado de Sergipe (Coopertalse) entregou hoje, 2, à população, 23 ônibus com elevadores para atender aos usuários com necessidades especiais, fruto de um investimento de R$ 13 milhões que vem sendo feito ao longo deste ano. Com essa iniciativa, a Coopertalse é pioneira nessa iniciativa, tornando-se a primeira cooperativa de transporte a atender a legislação de acessibilidade. Estes veículos estão distribuídos nas oito regiões polos em Sergipe.
Além destes 23 ônibus com elevadores, outros 26 sem elevadores, perfazendo um total de 49, também chegam para renovar a frota que atende à população. A presidente da Coopertalse, Karina Barbosa, disse que a entidade, ao longo dos 23 anos de existência, sempre foi voltada a atender aos anseios das comunidades. “Nossa missão é atender cada vez mais a população, perceber suas dificuldades e procurar os meios legais para ajudá-la”, disse Karina.
Ao entregar esses 49 novos ônibus, a Coopertalse bate a própria meta de 2019 que era de renovar a frota com 40 veículos. A iniciativa da Coopertalse em atender a legislação da acessibilidade foi muito comemorada. “Isso é cidadania, dignidade e melhor qualidade de vida para as pessoas com necessidades especiais”, disse o presidente da Comissão Estadual de Mobilidade de Acessibilidade (Cema), José Leonel Ferreira Aquino.
“Esse pioneirismo nos enche de orgulho e quem ganha com isso somos todos nós sergipanos”, comemorou o idealizador do movimento É de Sergipe, Lincolin Amazonas, que participou da entrega dos novos veículos. Ele elogiou a iniciativa da presidente da Coopertalse, Karina Barbosa, e também agradeceu publicamente por ela estar se somando ao movimento É de Sergipe, que já plotou na parte traseira destes ônibus a logomarca do É de Sergipe.
“O É de Sergipe quer mexer com o sentimento dos sergipanos, para que consuma ou contrate serviços de empresas locais, fazendo a ciranda financeira girar dentro do próprio Estado”, explicou Lincolin Amazonas, colocando-se à disposição da diretoria da Coopertalse.
Daniela Fontes, gerente de relacionamento da Sicredi, afirmou que a instituição está á disposição da Coopertalse e seus cooperados, não só para as linhas de financiamento para aquisição de ônibus, mas de todos os produtos que oferece. O Sicredi é o Sistema de Crédito Cooperativo, tem três agências em Aracaju, mas em todo país são 1.707 distribuídas em 22 Estados e no Distrito Federal.
A presidente da Coopertalse, Karina Barbosa, também anunciou durante a entrega simbólica dos ônibus que já vem tendo reuniões com o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo, MDB, para discutir a alíquota de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para o transporte de passageiro que é de 18%.
“Desde abril de 2018 que estamos nessa luta para reduzir essa alíquota. Espero que isso ocorra de forma amigável, caso contrário tomaremos outras providências”, disse Karina, depois que um cooperado comentou que essa alíquota é inviável para os trabalhadores do setor. Em alguns estados, segundo este cooperado, o percentual é de apenas 5%.
Por Juliano César Souto (*) Brasil enfrenta um desafio estrutural que vai além…
Por Léo Mittaraquis (*) Para os diamantinos próceres Marcos Almeida, Marcus Éverson e…
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) tema do presente artigo foi inspirado na…
O Banese apresentou um lucro líquido ajustado de R$ 106,1 milhões nos nove primeiros…
Se uma árvore cai sobre a rede elétrica ou seus galhos alcançam os fios,…
Por Luiz Thadeu Nunes (*) esembarquei no aeroporto Santos Dumont, no centro do…