A confirmação de cinco casos de coronavírus no Estado, por parte do Governo de Sergipe, levou diversas instituições a tomarem medidas a fim de conter o avanço da doença. Os líderes das duas potências maçônicas – Grande Oriente de Sergipe e Grande Loja – da Federação Espírita de Sergipe, da Arquidiocese de Aracaju e da Igreja Quadrangular fizeram uma série de recomendações ao seu público, algumas delas suspendendo, em até 30 dias, reuniões e eventos.
Maçonaria
Os líderes das duas potências maçônicas do Estado – Grande Loja Maçônica do Estado de Sergipe (GLMES) e Grande Oriente do Brasil-Sergipe (GOB-SE)- orientaram aos veneráveis das lojas maçônicas a suspenderam as atividades até o final deste mês. O grão-mestre do Grande Oriente, Claírton de Santana, distribuiu um comunicado a todas as lojas nesse sentido, cujas recomendações estão sendo acatadas. O GOB-SE tem 13 lojas, nove delas na capital e quatro no interior, com cerca de 600 obreiros ativos.
O sereníssimo grão-mestre da GLMES, Alberto Jorge Franco Vieira, também deu a mesma orientação que já vem sendo seguida. A GLMES tem 23 lojas , são 14 em Aracaju e nove no interior, com 583 obreiros ativos.
A Federação Espírita do Estado de Sergipe (FEES), acatando uma recomendação da Federação Espírita Brasileira (FEB), orientou diretores de centros a suspenderem todas as atividades até o dia 31 de março. De acordo com o presidente da FEES, Júlio César Freitas Góis, em Sergipe existem 106 centros espíritas.
A Arquidiocese de Aracaju divulgou as medidas que adotou em virtude do coronavírus, orientando os fiéis. As medidas são válidas por 30 dias ou até que o problema esteja devidamente contido. Estão suspensos, por exemplo, o abraço da paz, apertos de mãos e outras saudações, que fazem parte das missas.
Estão cancelados os mutirões de confissões, o que não exime os sacerdotes de estarem disponíveis em suas paróquias ou afins para o devido atendimento aos fiéis diariamente, inclusive para conceder-lhes os sacramentos e assistirem-nos pela caridade. Leia aqui toda a íntegra do comunicado do arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa.
A Igreja do Evangelho Quadrangular, através do seu Conselho Estadual de Diretores, consciente da necessidade de somar com os cuidados com a saúde pública adotados pelo Governo do Estado e pela Prefeitura da Capital neste período de prevenção contra o CoronaVírus, decidiu suspender temporariamente cultos e eventos com a participação de mais de 50 pessoas.
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…
A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) celebrará o Dia do Músico, nesta sexta-feira, 22,…