Ir para o trabalho ou para a faculdade em um tempo muito mais rápido agora é uma realidade para a população que, diariamente, utiliza o transporte público em Aracaju. Desde que entraram em funcionamento, no dia 11 de agosto, os quatro novos corredores de ônibus da capital sergipana têm facilitado a vida de quem depende do transporte coletivo diariamente. Isso porque, em determinados horários do dia, essa faixa só pode ser utilizada exclusivamente pelos ônibus que circulam na cidade, dando mais agilidade e segurança, e fazendo com que a mobilidade fique muito mais fluida para os passageiros.
Os usuários de transporte público que passam pelos corredores de mobilidade Hermes Fontes, Beira Mar, Centro/Jardins e Augusto Franco ressaltam as melhorias no percurso e a redução no tempo das viagens dos coletivos. É o caso de Larissa Oliveira Santos, que todos os dias passa pelo corredor Hermes Fontes. “Achei que, com isso, agora não demora mais tanto no engarrafamento da cidade. Vou para a faculdade de ônibus e percebi que o meu tempo de deslocamento diminuiu bastante. No horário de pico, ficou bem mais tranquilo para passar por algumas avenidas”, diz.
Já Lícia Fernanda Santos, sempre que vai trabalhar, passa pelo corredor Beira Mar. “Meu tempo de viagem diminuiu muito, porque antes os carros ocupavam essa faixa que hoje é exclusiva para os ônibus, e então as viagens demoravam bem mais. Para mim melhorou muito, porque eu sempre saía de casa às 9h, e agora posso sair às 10h30 e ainda consigo chegar no trabalho a tempo”, reconhece.
Quem também se desloca todos os dias por transporte coletivo é Paulo Eduardo Santana Ventura. Ele conta que diariamente precisa ir ao Centro, então passa pelo corredor Hermes Fontes. “A mobilidade ficou bem melhor. Quando eu tinha que ir para a escola, eu precisava sair bem cedo, cerca de 5h30. Com os corredores, facilitou bastante, eu tenho agora 30 minutos a mais para sair de casa com tranquilidade”, afirma.
Já para Maxwel Oliveira dos Santos, os benefícios são de uma grande economia de tempo. “Para mim, enquanto usuário de transporte público, melhorou muito. Eu sempre passo pelo corredor da Hermes Fontes, quando vou para o trabalho ou para a escola. Passei a economizar 30 minutos do meu tempo, por causa dos corredores. Dá até para sair mais tarde de casa agora”, conta.
Corredores
A Prefeitura de Aracaju investiu quase R$46 milhões para a construção desses quatro novos corredores, com o objetivo de garantir uma maior fluidez no trânsito, mobilidade, segurança e acessibilidade à população, sobretudo aos usuários do transporte público coletivo, já que as faixas exclusivas para ônibus devem reduzir o tempo das viagens em cerca de 20%. Para orientar a população sobre as alterações, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) realiza uma campanha educativa.
A partir de agora, pedestres, condutores, motociclistas e ciclistas devem redobrar a atenção para as novas regras de trânsito nos corredores Hermes Fontes, Augusto Franco, Beira Mar e Centro/Jardins; o Hermes Fontes é o único que funciona em tempo integral e onde a faixa exclusiva e os abrigos de ônibus se encontram localizados no canteiro central da via.
Já o corredor Beira Mar tem o seu funcionamento de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, e das 16h às 19h, nos seguintes locais: avenida Beira Mar, entre o Parque dos Cajueiros e a região do antigo Palácio de Veraneio; entre a avenida Tancredo Neves e a rua Júlio Santana, na região da Praia Formosa; avenida Otoniel Dória, entre a travessa Hélio Ribeiro e a avenida Marechal Mascarenhas de Morais.
Esse mesmo horário de funcionamento serve para o corredor Centro/Jardins, período em que fica proibida a circulação de automóveis pela faixa exclusiva na avenida Vereador Manoel Dória, entre a rua Presbítero Adel Alves Oliveira e a ponte Gilberto Vila Nova de Carvalho; avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, entre o Hospital Primavera e a avenida Deputado Sílvio Teixeira; rua Cedro, entre as avenidas Anísio Azevedo e Augusto Maynard; rua Itabaiana, entre as avenidas Augusto Maynard e Barão de Maruim; rua Capela, entre a rua Divina Pastora e avenida Barão de Maruim.
E o Corredor Augusto Franco, que vai da avenida Francisco José da Fonseca (a chamada Gasoduto) até a rua São Cristóvão, no início da avenida Augusto Franco (antiga Rio de Janeiro), tem como horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 6h às 19h, entre as avenidas Presidente Tancredo Neves e Gonçalo Rollemberg Leite. Já entre a avenida Gonçalo Rollemberg Leite e a rua São Cristóvão, de segunda a sexta, das 6h às 9h, e das 16h às 19h.